Notícias

Reajuste abusivo dos planos de saúde da Unimed/BH

16 de janeiro de 2014

 

A diretoria do Sinpro Minas esclarece que o reajuste de 29% aplicado aos planos de saúde da Unimed/BH não teve qualquer anuência do sindicato. No dia 16 de dezembro de 2013, chegou ao Sinpro uma correspondência da Qualicorp Administradora de Benefícios, com informações sobre o reajuste.Em 15 de janeiro, diretores do Sinpro Minas se reuníram com o representante da Qualicorp para solicitar esclarecimentos sobre o aumento, fora dos parâmetros dos reajustes anteriores e considerado abusivo também por vários professores que entraram em contato com o sindicato nos últimos dias.

Considerando os termos do convênio firmado entre o Sinpro Minas e a Qualicorp para oferecer planos de saúde da Unimed com vantagens para professores sindicalizados, a diretoria do sindicato decidiu encaminhar uma correspondência à Qualicorp, com cópia para a Unimed/BH e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), solicitando esclarecimentos e as seguintes informações:

  • Relatório detalhado e individualizado da utilização pelos beneficiários do contrato coletivo, referente ao período de setembro de 2012 a agosto de 2013.
  • O impedimento de adesão ao contrato coletivo de contratantes com idades a partir de 59 anos.
  • O não cumprimento da abrangência de comercialização no estado de Minas Gerais do contrato de assistência à saúde coletivo por adesão Unimed/BH/ Sinpro Minas.
  • A informação repassada por professores filiados ao Sinpro Minas de que os canais de atendimento da Qualicorp afirmam a anuência do sindicato com relação ao índice de reajuste de 29%, definido através de negociação entre a Qualicorp Administradora de Seguros e Unimed/BH, sem a participação do Sinpro Minas.
  • Qual é o amparo legal para a utilização da sinistralidade do contrato coletivo por adesão como justificativa para reajustes?  

O Sinpro Minas vai aguardar por 15 dias o retorno dos questionamentos feitos à Qualicorp, para avaliar quais medidas poderão ser tomadas para a revisão do reajuste. 

 

Veja os documentos:

Carta recebida Qualicorp.pdf

Protocolo Qualicorp.pdf

Carta esclarecimentos SINPRO Qualicorp.pdf

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha