Notícias

Reforma Administrativa de Zema ataca Educação

30 de março de 2023

A Reforma Administrativa, Projeto de Lei (PL) 358/23 do governador Romeu Zema (Novo), pode ser votada nesta quinta (30) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O projeto, apesar de propor a princípio a reorganização administrativa do Estado, é, na verdade, um ataque à Educação pública.

Para Valéria Morato, presidenta do Sinpro Minas, o PL tem um objetivo claro, que não é reorganizar as secretarias. “A Reforma Administrativa facilita o projeto de destruição que o governador tem para Minas Gerais, abrindo as portas aos processos de privatização e de terceirização da educação, da saúde e outros serviços”.

A dirigente participou, nesta quarta (29), da Audiência da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG, que debateu os impactos da Reforma Administrativa nos serviços públicos da Educação Básica.

“O PL 358 flexibiliza o programa de parcerias entre o estado e as OSs (Organizações Sociais) e Oscips (Organização da Sociedade Civil de interesse público), aprofundando ainda mais a descentralização da gestão de serviços públicos em Minas Gerais”, afirma Valéria.

“Medidas assim induzem a uma transferência das políticas públicas de atendimento às demandas sociais, entre elas a educação, para essas entidades. Me preocupa muito que este modelo de parceria, que flerta com a privatização, seja ampliado na Educação mineira.”

Junto ao PL 358, o governo Zema apresentou o PL 406/2023, que extingue quase 7 mil cargos da Secretaria de Educação.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Opinião Sinpro Minas
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha