Regional de Pouso Alegre recebe visita de alunos da UNIFEI

6 de novembro de 2014

Alunos formandos dos cursos de licenciatura em matemática e química da UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá visitaram a Regional do Sinpro Minas, em Pouso Alegre, no dia 4 de novembro, acompanhados pela professora jane Raquel.

O objetivo foi conhecer a história do Sinpro e sua estrutura organizacional. Recepcionados pelo professor e diretor do Sinpro Minas Pitágoras Fernandes, os futuros professores e professoras assistiram vídeos institucionais, conheceram sobre organização política e o fazer sindical da entidade e obtiveram informações sobre a Convenção Coletiva de Trabalho, em palestra proferida pelo advogado Ricardo Lara.

O Diretor Pitágoras Fernandes narrou o histórico de lutas e conquistas da entidade ao longo dos 81 anos de existência do Sinpro, abordou sobre o exercício da profissão de professor, bem como, sobre o compromisso de toda a categoria na construção sólida e forte de uma entidade classista e representativa, que atua em defesa dos interesses da categoria e das grandes questões sociais e políticas do país. O professor também ressaltou que um sindicato de professores tem que ser amplo e plural em suas temáticas de lutas, assim como é a própria ducação, por excelência. O diretor ainda mencionou sobre as atividades da instituição nas áreas de comunicação, arte, cultura e meio ambiente.

Ao final do encontro, os alunos formandos manifestaram enorme satisfação pela experiência vivida e sugeriram ao Sinpro e a coordenação da Unifei que tal experiência seja replicada rotineiramente com todas as turmas de formandos de professores da universidade, em eventos similares. A direção do sindicato afirma que está de portas abertas para essa iniciativa.