Notícias

Rejeição popular a Temer enfraquece apoio à reforma da Previdência

10 de março de 2017

Com uma índice de rejeição cada vez mais alto e sentindo a avalanche que se aproxima contra as reformas apresentadas pelo governo, aliados de Michel Temer (PMDB) já começam a falar em “atenuar” as medidas propostas. No parlamento, as dificuldades para aprovar o texto da reforma da Previdência só aumentam e alguns partidos da base aliada já dizem que do jeito que está o texto não passa.

No começo da semana, o relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), disse que a idade mínima de 65 anos para aposentadoria proposta pelo governo Michel Temer não pode ser retirada do texto “de jeito nenhum”.

Agora, os aliados do governo mudaram o tom e já falam em reavaliar o projeto enviado ao Congresso, incluindo a proposta para elevar a idade mínima para aposentadoria. Até mesmo entre os tucanos não há consenso em torno da proposta. Na avaliação do PSDB, principal aliado de Temer no golpe, a reforma do governo é “muito rígida”.

Nesta quinta (9), o relator da reforma disse que o texto não vai passar da forma como está e que alterações terão que ser feitas, entre elas nas regras de transição.

O apoio que Temer contou de senadores e deputados par aprovar o golpe, ele já não tem. O governo precisa de dois terços dos votos para aprovar as duas emendas constitucionais (PECs) – da reforma da previdência e da reforma trabalhista.

O governo também avalia rediscutir as mudanças previstas para os benefícios assistenciais (BPC-Loas) que, pela proposta original, deixariam de ser vinculados ao salário mínimo, passando a ser regulados pelo aumento gradual da idade para receber o auxílio, passando de 65 para 70 anos.

A deputada e líder do PCdoB na Câmara, Alice Portigal (BA), frisou em entrevista ao Portal Vermelho que o texto da reforma não tem conserto e somente a mobilização poderá frear a iniciativa.

“O grande chamado é a mobilização popular, pois sem as ruas nós não teremos um freio de mão. É preciso que as ruas gritem e, por isso, é fundamental o dia nacional de lutas marcado para o dia 15 de março, puxado principalmente pelos professores brasileiros e, agora, por todas as centrais sindicais do campo combativo. A nossa caixa de ressonância funcionará através do parlamento para dizer isso à sociedade. Será a grande possibilitadora de frear essas reformas”, reforçou.

Fonte: Portal Vermelho 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha