Notícias

Saaemg elege nova diretoria no próximo mês

19 de setembro de 2014

Nos próximos dias 1º, 2 e 3 de outubro, os auxiliares de administração escolar de Minas Gerais (base Sinep Minas) irão eleger a nova diretoria do sindicato para o mandato de 2014/2018.

 

Pela primeira vez em 33 anos de existência, uma mulher – Rogerlan Augusta de Morais – irá concorrer à presidência do Saaemg. A chapa única Renovação, União e Resistência Classista conta com 33 integrantes. Vinte e oito são da Diretoria-Geral e cinco do Conselho Fiscal. Em números, eles representam 286 cidades de Minas. A renovação está presente com o número de novatos, isto é, 30% concorrem pela primeira vez. Outro diferencial da chapa está na grande quantidade de mulheres. Elas representam 33% do total.

 

“A força da juventude aliada à experiência dos companheiros com mais tempo de luta sindical e a presença das mulheres fortalece os trabalhadores e nos faz ter confiança para alcançar novas conquistas”, afirma Rogerlan Morais, que tem como vice Amaury Alonso Barbosa.

 

Além das escolas da capital, os integrantes da chapa 1 têm percorrido diversas cidades do interior, como Patos de Minas, Bom Despacho, Itabira, Conselheiro Lafaiete, Betim, Contagem e Pará de Minas.

 

Entre as principais propostas da chapa 1, estão a redução da jornada de trabalho sem redução de salário, ampliar e garantir os direitos previstos na convenção coletiva da categoria, o fim do fator previdenciário e a ampliação do número de sindicalizados, buscando fortalecer a entidade e a categoria.

 

Como votar

 

Para votar, o auxiliar de administração escolar precisa cumprir algumas condições. Entre elas: estar em dia com as suas contribuições sindicais; ser associado há, no mínimo, seis meses antes da data das eleições e morar na nova base territorial do Saaemg.

Os auxiliares de administração escolar da capital e região metropolitana poderão votar por meio de urnas itinerantes e correspondência. Nas escolas, o horário de votação será entre às 9h e 16h. A mesa coletora de votos funcionará sob a exclusiva responsabilidade de um presidente, mesários e suplentes.

 

Já os trabalhadores do interior irão votar somente por correspondência. Nesse caso, o associado terá de postar a cédula (não precisa selar), previamente enviada para sua residência na 1º quinzena deste mês, nos correios, até o dia 30 de setembro. É bom enviar antes, para que o voto seja contabilizado no dia da apuração.

 

Currículos

 

A candidata a presidente na chapa 1 é a atual diretora do Departamento Jurídico do sindicato, Rogerlan Augusta de Morais. Ela é funcionária da UNA e está licenciada da instituição prestando serviços ao Saaemg desde 2002. Fez parte, ainda, da diretoria da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-MG) no período de 2008 a 2013. Em 2013, foi eleita para a direção nacional, onde ocupa o cargo de diretoria plena entre os anos de 2013 até 2017.

 

O candidato a vice é o atual secretário-geral do Saaemg, Amaury Alonso Barbosa. Ele é funcionário da PUC Minas, campus Coração Eucarístico. É diretor regional do Diesse desde 2010. Nesse período foi eleito coordenador-geral por dois mandatos.

 

Para lembrar:

 

O quê: Eleições no Saaemg

 

Quando: 1º, 2 e 3 de outubro

 

Quem pode votar: Auxiliar de administração escolar que esteja em dia com as suas contribuições sindicais. Também é preciso estar associado há, no mínimo, seis meses antes da data das eleições e morar na nova base territorial do Saaemg.

 

Por Anderson Pereira – Assessoria de Comunicação do Saaemg

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha