Segundo número da Revista-Extra Classe é lançado pelo Sinpro Minas

12 de abril de 2010

O Sinpro Minas lançou, no dia 9 de abril, o segundo número (volumes 1 e 2) da Revista Extra-Classe. Desde o lançamento da sua primeira edição, em abril de 2008, a publicação tem contribuído para ampliar os debates sobre educação e trabalho. O evento foi realizado no Sinpro Cerp e contou com a participação de professores, estudantes, pesquisadores, entre outros convidados. Em breve a revista estará disponível na página de internet do sindicato.

A diretora do Sinpro Minas, Celina Arêas, avalia que ao abordar diversos temas relacionados à atividade do professor dentro e fora da sala de aula, a publicação científica auxilia o docente em seu fazer pedagógico. Por isso, ela se torna extremamente importante para a categoria e para o sindicato.

Para o professor André Favacho, a revista estimula a produção científica dos professores tanto da rede particular quanto da rede pública. De acordo com ele, ao receber trabalhos de profissionais qualificados, a Extra-Classe torna-se um espaço de qualidade e colabora para o crescimento educacional de Minas Gerais.

Segundo a historiadora Heloisa Greco, a publicação de trabalhos científicos no meio sindical atende à necessidade de elaboração de um pensamento crítico que se contraponha ao neoliberal. “É um momento de exercício da nossa capacidade de reflexão, indignação e perplexidade sobre o mundo e seus acontecimentos”, afirmou.

De acordo com o professor Walas Leonardo de Oliveira, a Revista Extra-Classe permite uma análise mais profunda sobre a temática educação e trabalho, com a possibilidade de tratar as demandas atuais dos educadores. “Em meu artigo, abordei o trabalho docente e as novas tecnologias. Essa construção surgiu de uma necessidade crescente dos professores da rede privada em lidar com as novas tecnologias, em particular com a internet”, completa.

Intercâmbio de conhecimento

Desde 2008, a Revista Extra-Classe estabeleceu um sistema de intercâmbio com periódicos de universidades do Brasil e da América Latina. Já são mais de 30 títulos em intercâmbio com instituições como a Universidade Federal do Ceará, o Instituto Politécnico Nacional (México) e a União de Universidades da América Latina e Caribe, que congrega 176 instituições de ensino latino-americanas. Dessa forma, o Sinpro Minas passou a receber publicações de outros países e também a levar as reflexões da categoria para além das fronteiras do estado.

Autores dos volumes 1 e 2

Marcelo Ricardo Pereira, Inês Barbosa de Oliveira, Raquel A. Soares Reis Franco, Alexandre Francisco Braga, Renata dos Santos Mendes, Eni de Faria Sena, Ivana Guimarães Lodi, Adriana Maria da Silva, Antônia Vitória Soares Aranha, Dalila Andrade Oliveira, Heloisa Greco, Márcio Roberto de Lima, Maria do Carmo de Oliveira Vargas, André Marcio Picanço Favacho, Walas Leonardo de Oliveira, Márcia Inácia de Carvalho, Ramony Oliveira, Elisangela Santos, José Luiz Quadros, Zóia Prestes e Miguel Gonzáles Arroyo.

Comitê Editorial da revista Extra-Classe: Gilson Luiz Reis, Lavínia Rosa Rodrigues e Fernando Selmar Rocha Fidalgo.

Consultoria Técnica: Ana Maria Prestes Rabelo e Clarice Barreto Linhares.