Notícias

Semana do Meio Ambiente terá filmes, teatro e distribuição de mudas

30 de maio de 2008

Uma intensa programação cultural e educativa marca a Semana do Meio Ambiente promovida pelo Sindicato dos Professores de Minas Gerais, entre os dias 3 e 5 de junho, em Belo Horizonte. Na próxima terça-feira, dia 3, às 19h, será exibido o filme Chico Mendes – Eu quero Viver, no Cineclube Joaquim Pedro de Andrade, um dos novos espaços do Centro de Referência dos Professores da Rede Privada – Sinpro Cerp. Após o filme – que registra a luta de um dos grandes defensores da ecologia no Brasil -, haverá um debate com o professor e filósofo acreano José Rodrigues. No dia 4, quarta-feira, as atividades serão na Praça Sete, a partir das 10 horas da manhã. A esquete teatral O rio inventa estórias, do Grupo Parangolé de Mobilização Social, sairá da Igreja São José em direção à Praça Sete. Em seguida, o biólogo e presidente do Sinpro Minas, Gilson Reis, fará uma aula pública sobre o tema “Exploração mineral, espoliação ambiental”. Às 11h15, será realizada a oficina Flores de alumínio, pelo grupo Oficina de Reciclagem, da Asmare Cultural. Além disso, o Sinpro Minas vai distribuir a quem passar pela Praça 7 o adesivo da Campanha A Amazônia é nossa! e também mudas de árvores cedidas pelo IEF.

As atividades da Semana do Meio Ambiente terminam na quinta, dia 5, às 19h, com exibição do filme Surplus, seguido de debate com a professora do Departamento de Ciências Políticas da UFMG, Nilcea Moraleida Bernardes, também no Cineclube Joaquim Pedro de Andrade (rua Tupinambás, 179 – 14º andar – Centro – BH). A entrada é gratuita.

Confira a programação abaixo:

Programação do Sinpro Minas para a Semana do Meio Ambiente03 a 05 de junho de 2008 – Belo Horizonte

03/06/2008 – Terça-feira – 19h

  • Exibição e debate do filme Chico Mendes – Eu quero Viver (1986 – Verbo Filmes) – Resultado de seis anos de trabalho, o filme registra a vida, a luta, a morte e o julgamento dos assassinos de um dos grandes defensores da ecologia. Debatedor: Professor José Rodrigues – Filósofo e atual Secretário de Esportes de ContagemLocal: Cineclube Joaquim Pedro de Andrade – R. Tupinambás, 179 – 14º andar – Centro – BH.

04/06/2008 – Quarta-feira

  • 10h – Esquete teatral O rio inventa estórias, do Grupo Parangolé de Mobilização Social. Tema: O processo de degradação do rio e a mobilização da comunidade para salvá-lo.Local: Saída da Igreja São José em direção à Praça Sete.

  • 10h45 – Aula pública sobre o tema “Exploração mineral, espoliação ambiental”, pelo biólogo e presidente do Sinpro Minas, Gilson Reis. – Distribuição do adesivo A Amazônia é nossa!Local: Praça Sete – Quarteirão Xacriabá, R. Rio de Janeiro, esq. com R. Tamoios.

  • 11h15 – Oficina “Flores de alumínio”, pelo Grupo Oficina de Reciclagem da Asmare Cultural- Distribuição de mudas de árvores cedidas pelo IEFLocal: Praça Sete – Quarteirão Xacriabá, R. Rio de Janeiro, esq. com R. Tamoios.

05/06/2008 – Quinta-feira – 19h

  • Exibição e debate do filme Surplus – Dir. Eric GandiniO trabalho critica o consumismo, relacionando os atuais padrões de produção e consumo dos países ricos e  os danos causados ao meio ambiente e às relações interpessoais.Debatedora: Nilcea Moraleida Bernardes – Professora do Departamento de Ciências Políticas/UFMG – Mestre em    Sociologia / UNICAMP – Doutora em História Social/UNICAMP Local: Cineclube Joaquim Pedro de Andrade – R. Tupinambás, 179 – 14º andar – Centro – BH

 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha