Divulgação
É com satisfação que o CEPPES MG convida ao Seminário e Lançamento do livro A Crise Orgânica do Capital: o valor, a ciência e a educação, a mais recente obra do professor Dr. Aluisio Pampolha Bevilaqua, a realizar-se no dia 21 de junho de 2018, no Auditório Professor Luiz Pompeu da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG) com a presença do autor.
O Seminário convoca cientistas, pesquisadores, trabalhadores da educação e a comunidade em geral ao debate sobre a Crise Orgânica do Capital, uma reflexão determinante para compreender o momento histórico que o mundo atravessa atualmente, cujo cerne é a crise do paradigma de valor sobre o qual se estruturam todas as relações sociais do capitalismo e que se desdobra em crise nas ciências, como crise de paradigmas, e na educação, como crise da pedagogia. Como reação a esta crise insuperável, a burguesia internacional é levada a tomar medidas exasperadas para sustentar a sobrevida de um sistema falido, entre elas o golpe de novo tipo contra o povo e a soberania brasileiros, além das guerras de rapina e de baixa intensidade em todo o mundo.
A abertura oficial será às 14:30 do dia 21/06. Haverá uma apresentação da obra feita pelo próprio autor, Dr. Aluisio Pampolha Bevilaqua presidente do Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais (CEPPES) e membro do conselho da Rede de Economia Global-Global Economic Network (REGGEN), precedida por uma introdução por parte da Dra. Monica Bruckmann, diretora de pesquisa da Cátedra e Rede da UNESCO REGGEN e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O Dr. Gaudêncio Frigotto, do Grupo de Pesquisa Trabalho, História, Educação, Saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (THESE-UERJ) e também membro do conselho da REGGEN, oferecerá uma palestra em diálogo com a obra. Em anexo, o currículo de todos cientistas participantes. Às 18:00 será realizada uma Homenagem a Theotonio dos Santos, coorientador e prefaciador da obra, presidente do CEPPES e da REGGEN (in memorian), um marxista mineiro de reconhecimento internacional cuja contribuição foi decisiva para a compreensão da realidade latino-americana e para o avanço das ciências econômicas em geral.
A atividade será coordenada pela Dra. Antonia Aranha do Núcleo de Estudos Trabalho e Educação da instituiçao anfitriã (NETE-UFMG), e pelo professor convidado Dr. José Luiz Quadros Magalhães, do Núcleo Jurídico de Políticas Públicas e professor da Pontífice Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e da UFMG; os pesquisadores Sidnei Martins do CEPPES-MG e do Movimento Nacional de Luta Contra o Neoliberalismo e pelo Socialismo (MNLCNPS) e Júlia Pereira, do CEPPES-MG e da Escola de Engenharia da UFMG.
PROGRAMAÇÃO 21/06/2018 – quinta-feira
10:00 ENCONTRO ENTRE PESQUISADORES
14:30 ABERTURA OFICIAL Mesa de Abertura
15:00 INTRODUÇÃO À OBRA Monica Bruckmann (REGGEN/UFRJ)
15:30 EXPOSIÇÃO DA OBRA Aluisio Pampolha Bevilaqua (CEPPES)
16:30 DIALOGANDO COM A OBRA Gaudencio Frigotto (THESE-PPFH/UFRJ)
18:00 HOMENAGEM A THEOTONIO DOS SANTOS
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.