Profissionais da Educação vão discutir saúde no trabalho
O processo de adoecimento dos trabalhadores no setor educacional é cada vez mais agudo em função das realidades impostas pelo mundo globalizado, a exemplo da mercantilização do ensino, do avanço de tecnologias na educação, com a conseqüente eliminação de postos de trabalho. Com essa preocupação, professores e auxiliares de administração escolar se reúnem nos dias 28 e 29 de setembro, no auditório do Instituto de Educação de Minas Gerais (rua Pernambuco, 47, Funcionários, BH), durante o Seminário Saúde e Trabalho na Educação Privada. O evento é promovido pelo Sinpro Minas, SAAE/MG, Fitee e Fundacentro.
A abertura do Seminário acontece na sexta-feira, 28/09, às 19 horas, com a conferência Condições de Trabalho e suas Repercussões na Saúde dos Trabalhadores na Educação Privada, pela coordenadora da Divisão de Ergonomia da Fundacentro, Leda Leal Ferreira, e a professora Viviana Aparecida de Lima, diretora do Sinpro Campinas. No sábado, o professor Wanderley Codo, da Universidade Federal de Brasília, abordará o tema Trabalho e Saúde Mental dos Trabalhadores em Educação.
Também estão previstas as mesas Aspectos Previdenciários do Acidente de Trabalho – com Oswaldo Xavier, assessor jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Adriana Ramalho Gonçalves, advogada, especialista na área previdenciária; – Processo de Adoecimento dos Professores da Rede Privada – com o dr. Geraldo Pimenta, médico do Trabalho no Sinpro Minas; Assédio Moral e Estresse – com a prof. Marta de Freitas, coordenadora estadual da Fundacentro; e Transtornos Mentais e Disfonia na Profissão docente, com a dra. Sandra Gasparini, professora da Faculdade de Ciências Médicas, e grupo de estudos.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 25 de setembro, pela internet, pessoalmente ou via Correio para o Sinpro Minas (Rua Jaime Gomes 198, Floresta – BH – CEP 31-015240). Será fornecido certificado. Vagas limitadas. Informações: Sinpro Minas: 31-31153020.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
(31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.