Seminário discutirá 3 anos do PNE

4 de julho de 2017

O coordenador-geral da Contee e diretor do Sinpro Minas, Gilson Reis, participará amanhã (5/7), na Câmara dos Deputados, do seminário “Três anos do Plano Nacional de Educação”, a convite do presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Implementação do PNE, deputado Pedro Uczai (PT-SC). O diretor da Confederação estará, às 15h, na mesa “O PNE e a valorização dos profissionais da educação”, que também contará com as presenças de Malvina Tuttman, presidenta da comissão bicameral de formação inicial e continuada de professores do Conselho Nacional de Educação (CNE); Gilmar Soares Ferreira, secretário de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE); e Eduardo Rolim de Oliveira, presidente da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes-Federação).

“Neste ano completamos três anos de aprovação do Plano Nacional de Educação. Uma conquista histórica para a educação brasileira. No entanto, para que possamos atingir as metas estabelecidas e a qualidade desejada por todos/as, faz-se necessário um amplo processo de acompanhamento, debate e monitoramento do PNE. Diante do desafio da instituição de um Sistema Nacional de Educação e do problema estrutural relacionado ao financiamento da educação, é preciso que o campo educacional se aprofunde neste debate a partir da perspectiva do Plano Nacional de Educação”, diz a justificativa do seminário.

Não será um debate fácil. Muito pelo contrário, uma vez que o cumprimento das diretrizes e metas do PNE se encontra prejudicado por todos os ataques desferidos pelo governo golpista contra a educação, do congelamento de investimentos por 20 anos pela Emenda Constitucional 95 e privatização do pré-sal até a recente destituição do Fórum Nacional de Educação (FNE) e inviabilização da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2018. Aliás, o financiamento da educação e a Emenda Constitucional 95, assim como o PNE e o Sistema Nacional de Educação — tema da Conae e, agora, da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) — também estão na pauta do seminário.

Fonte: Contee