Notícias

Seminário discutirá 3 anos do PNE

4 de julho de 2017

O coordenador-geral da Contee e diretor do Sinpro Minas, Gilson Reis, participará amanhã (5/7), na Câmara dos Deputados, do seminário “Três anos do Plano Nacional de Educação”, a convite do presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Implementação do PNE, deputado Pedro Uczai (PT-SC). O diretor da Confederação estará, às 15h, na mesa “O PNE e a valorização dos profissionais da educação”, que também contará com as presenças de Malvina Tuttman, presidenta da comissão bicameral de formação inicial e continuada de professores do Conselho Nacional de Educação (CNE); Gilmar Soares Ferreira, secretário de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE); e Eduardo Rolim de Oliveira, presidente da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes-Federação).

“Neste ano completamos três anos de aprovação do Plano Nacional de Educação. Uma conquista histórica para a educação brasileira. No entanto, para que possamos atingir as metas estabelecidas e a qualidade desejada por todos/as, faz-se necessário um amplo processo de acompanhamento, debate e monitoramento do PNE. Diante do desafio da instituição de um Sistema Nacional de Educação e do problema estrutural relacionado ao financiamento da educação, é preciso que o campo educacional se aprofunde neste debate a partir da perspectiva do Plano Nacional de Educação”, diz a justificativa do seminário.

Não será um debate fácil. Muito pelo contrário, uma vez que o cumprimento das diretrizes e metas do PNE se encontra prejudicado por todos os ataques desferidos pelo governo golpista contra a educação, do congelamento de investimentos por 20 anos pela Emenda Constitucional 95 e privatização do pré-sal até a recente destituição do Fórum Nacional de Educação (FNE) e inviabilização da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2018. Aliás, o financiamento da educação e a Emenda Constitucional 95, assim como o PNE e o Sistema Nacional de Educação — tema da Conae e, agora, da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) — também estão na pauta do seminário.

Fonte: Contee

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Opinião Sinpro Minas
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha