Notícias

Seminário vai discutir a educação em Uberaba

27 de março de 2012

Trabalhadores da rede pública de ensino se reúnem para discutir melhorias no setor educacional em Uberaba. A intenção é levantar propostas que serão levadas ao debate com candidatos a prefeito e autoridades da educação na rede municipal, estadual e particular. O evento será realizado nos dias 30 e 31 de março, na Escola Estadual Professora Corina de Oliveira. Cada escola deve eleger delegados para participar do seminário.

 

No encontro serão debatidos sete temas básicos: democratização da gestão; o controle dos recursos encaminhados pelo Fundeb para os financiamentos; a qualidade da educação com uma análise do sistema de avaliação de ensino [o Saem]; o Sistema Estruturado de Ensino; a educação profissional do município; a política de integração e, por fim, Educação Infantil e inclusão.

 

Segundo o presidente do Fórum de Educação de Uberaba e diretor regional do Sinpro Minas, Marcos Gennari Mariano, o objetivo é que seja elaborado um documento que possa ser objeto de discussão e debate dos candidatos a prefeito este ano. Além disso, será confeccionada uma carta compromisso, elaborada pelos trabalhadores da educação, para entregar e ser assinada pelos pré-candidatos. “Para que em 2013, a gente tenha uma educação de qualidade, com o profissional mais valorizado, não somente quanto à questão financeira, como também na formação continuada”, afirma.

 

Para o evento, foram convidadas as autoridades afins, tanto do serviço público como da rede privada. Segundo Marcos, é importante a participação destes representantes, não somente do ponto de vista político, mas na intenção de contribuir com o debate, esclarecendo diversos questionamentos que possam surgir durante as discussões. O Conselho Municipal de Educação também foi convocado para o evento.

 

O seminário começa dia 30 de março, às 19h e já está confirmada a participação da gestora da educação do município de Divinópolis, Valéria Moratto, que fará estudo sobre as políticas públicas e irá apontar democraticamente diretrizes para cada setor que envolve as questões educacionais. No sábado, as atividades serão realizadas o dia inteiro, com oficinas. Para participar, cada instituição de ensino deve eleger dois delegados que as representarão durante o evento. A participação também é aberta aos estudantes de licenciatura e professores do Ensino Superior.

 

Fonte:  Rádio JM – Uberaba

 

Saiba mais 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha