Notícias

Senado aprova o fim do financiamento empresarial de campanhas políticas

3 de setembro de 2015

Os senadores decidiram há pouco, na sessão desta quarta-feira (2), que as empresas e demais pessoas jurídicas não podem mais doar dinheiro aos candidatos e aos partidos políticos. Por outro lado, as pessoas físicas estão autorizadas a contribuir até o limite do total de rendimentos tributáveis do ano anterior ao repasse dos recursos.

A CTB integra o grupo com mais de uma centena de entidades civis que há anos batalham por uma reforma política democrática com o fim do financiamento privado de campanhas, entendido como uma das principais fontes de corrupção no cenário político brasileiro.

A prática também é contestada no Supremo Tribunal Federal, em processo que foi interrompido pelo ministro Gilmar Mendes, que pediu vistas há um ano e meio e não deu continuidade à votação (que estava ganha pelos que apóiam o fim do financiamento privado). Mendes é contra a proibição.

O resultado da votação foi apertado (36 votos favoráveis e 31 contrários) e muito comemorado pelos senadores que defenderam a proposta.Essa votação faz parte do debate sobre o PLC 75/2015, votado pelos deputados e que altera regras eleitorais, partidárias e políticas. O texto base dessa proposta de reforma política já foi votado pelos senadores, que agora analisam outras emendas à matéria.

Portal CTB com Agência Senado

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Opinião Sinpro Minas
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha