O cineclube Joaquim Pedro de Andrade ficou pequeno nessa quinta-feira. Cerca de 150 pessoas lotaram as duas salas de exibição para assistir à sessão especial do filme Entre os muros da escola. Após a exibição, houve um rico debate com o presidente do Sinpro Minas, Gilson Reis, o psicólogo e professor da Faculdade de Educação da UFMG Marcelo Ricardo Pereira, o professor, roteirista e pesquisador de cinema Ataídes Braga e os participantes.
Segundo Marcelo Ricardo Pereira, o filme possui um tom hiper-realista e aborda de forma interessante aspectos do ambiente escolar, como a desautorização docente. “Estamos desautorizados ou a autoridade foi deslocada?”, questiona o professor.
Para Gilson Reis, o filme é universal, embora retrate uma escola na França. “As questões são amplamente individualizadas. Não temos uma relação social. As pessoas se isolam, sem nenhuma ação coletiva. Essas dimensões colocadas pelo filme levantam a discussão sobre qual sociedade é essa e o que queremos projetar para todos nós”, avalia o presidente do Sinpro. Esse quadro de isolamento foi classificado pelo psicólogo e professor da UFMG como uma espécie de “altismo social”.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
(31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.