Sindicato discute planejamento da gestão 2009/2012

15 de outubro de 2009

Debater a conjuntura política, levantar propostas de atuação sindical e planejar os rumos do sindicato na próximo triênio foram alguns dos objetivos da nova diretoria do Sinpro Minas na realização do Seminário de Planejamento da Gestão 2009/2012. O encontro, que reuniu cerca de 70 pessoas, foi realizado nos dias 10,11 e 12/10/09 em Lagoa Santa.Na abertura, o presidente Gilson Reis destacou a necessidade dos novos membros da diretoria conhecerem melhor o funcionamento do sindicato e de se empenharem na formação pessoal para atuarem junto à categoria para o avanço nas lutas sindicais por melhores condições de trabalho, salário e de vida. Nos grupos de trabalho divididos entre as diversas áreas de atuação do sindicato, como educação, aposentados, saúde, juventude, comunicação, jurídico, interior, meio ambiente, cultura e diversidade, foram levantados  projetos e propostas para serem implementados no próximo período. O seminário também iniciou as discussões sobre a Campanha Salarial 2010, sendo que, em breve, serão marcadas as assembleias para a definição da pauta de reivindicação e início das negociações. Além de um momento de entrosamento entre novos e antigos membros da diretoria do Sinpro, o seminário trouxe a oportunidade de aprofundamento em temas de grande importância da atualidade. Para falar sobre a conjuntura, foi convidada a deputada federal Jô Moraes, que fez uma retrospectiva dos ciclos civilizatórios, destacando que um projeto de desenvolvimento com valorização do trabalho pode dar início a um novo ciclo para a humanidade. Para isso, ela ressalta que é necessário investimentos públicos. “A experiência no Brasil mostra que não vai ser a partir do capital externo que vamos resolver os problemas”, avalia. A deputada também debateu o  cenário eleitoral de 2010. “Cabe a nós construir a pauta nacional com a valorização dos trabalhadores”, concluiu.Outro convidado da diretoria, foi José Thadeu de Almeida, secretário de Assuntos Educacionais da Contee, que parbenizou o Sinpro por fazer um seminário de formação já no início da gestão. Thadeu abordou, de forma didática, temas educacionais como o Sistema Nacional de Educação, a Conae e o Plano Nacional de Educação. Para ele, a Conferência Nacional de Educação é um espaço democrático e uma conquista do movimento.  “Uma das funções de nós do setor privado participarmos da Conae é dizer que existimos, pois só se discute o ensino público”, disse.Ele também destacou que o Sinpro Minas e a Contee  vão representar os professores na Conferência, exigindo os mesmos parâmetros das universidades públicas para as particulares. “Hoje estão proliferando grandes instituições que não fazem pesquisas e que, no mínimo, deveriam perder o título de universidade”, sentenciou.