Sindicato lança revista científica e Observatório do Trabalho Docente

28 de abril de 2008

O Sinpro Minas lançou, na noite da última sexta-feira (25), no Centro de Referência do Professor da Rede Privada (Sinpro Cerp), em Belo Horizonte, a primeira edição da revista científica Extra-Classe e o Observatório do Trabalho Docente. Para o presidente do sindicato, Gilson Reis, a revista e o Observatório são dois instrumentos que vão ampliar a produção de conhecimentos sobre os problemas que atingem a categoria. “Além de fazermos a luta sindical e política, vamos fazer também a luta de idéias na área da educação e do trabalho docente”, afirmou. Em seu discurso, Gilson Reis fez duras críticas à ação repressora e truculenta da Polícia Militar em Montes Claros, ocorrida no dia anterior, durante uma manifestação pelo meio-passe para estudantes na cidade, e que resultou na prisão da diretora do sindicato Celina Arêas e de outras lideranças do movimento estudantil (leia matéria). O presidente do Sinpro Minas também criticou o discurso de criminalização dos movimentos sociais feito pelo ministro Gilmar Mendes, em cerimônia de sua posse na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), no último dia 23. “O discurso dele foi exatamente para dizer que os movimentos sociais devem ser tratados como criminosos, e isso não podemos permitir”.

A diretora Lavínia Rodrigues, membro do comitê editorial da revista, ressaltou que a publicação tem o objetivo de ser uma referência nas discussões acadêmicas sobre o trabalho docente e suas implicações. “Vamos trabalhar para que a Extra-Classe tenha os melhores indexadores”, disse.  Para Fernando Fidalgo, professor da Faculdade de Educação da UFMG e membro do Núcleo de Estudos de Trabalho e Educação, tanto a revista quanto o Observatório contribuem para que haja uma aproximação maior entre os professores da rede privada e a academia. “Eles [o Observatório e a revista] tentam suprir uma lacuna importante, que diz respeito à produção de conhecimento científico sobre a categoria. Essas ações, com certeza, contribuem para a melhoria das condições de trabalho dos professores”, observou Fernando Fidalgo.   Divulgação da produção acadêmicaCom artigos acadêmicos sobre educação, tecnologias digitais e trabalho docente, a revista Extra-Classe representa um antigo anseio do Sinpro Minas de participar efetivamente dos debates acadêmicos sobre educação e trabalho que ocorrem no Brasil.De acordo com a diretoria do sindicato, o objetivo é abrir um espaço com periodicidade semestral para a divulgação da produção acadêmica sobre o universo educacional e o mundo do trabalho. A intenção é possibilitar que professores, estudantes e profissionais da área educacional tenham na revista uma fonte de referência qualificada para a incessante busca por uma educação de qualidade e condições dignas de trabalho.Os textos que constam neste primeiro número são resultado do 4º Encontro de Professores da Educação Superior da Rede Privada em Minas Gerais, realizado em julho de 2007, em Belo Horizonte, em parceria com o Núcleo de Estudos de Trabalho e Educação da UFMG. O encontro teve como principais temas a Educação a Distância, as Novas Tecnologias e o Trabalho Docente. Já o Observatório do Trabalho Docente, instalado no portal do Sinpro Minas, é um espaço de debate aprofundado sobre o assunto. Focado em três grandes áreas (relações de trabalho, condições de trabalho e formação do trabalhador), o novo espaço abriga artigos acadêmicos, informações e pesquisas e pretende, entre outras coisas, promover a interlocução entre pesquisadores, professores e demais interessados no tema por meio de fóruns de discussão.