Sinpro apresenta propostas nas conferências regionais de Educação Básica

28 de novembro de 2007

Representantes do Sinpro Minas participaram ativamente das conferências regionais de Educação Básica, realizadas no dia 23 de novembro em cinco cidades de Minas. Tendo como base o Documento Referência da Conferência Nacional, elaborado pelo Ministério da Educação, o Sinpro apresentou, com sucesso, propostas que, após ampla discussão e votação, foram incorporadas ao relatório final das etapas regionais.

Segundo o diretor Aerton de Paulo, que participou da Conferência em Uberaba como relator do Eixo 1, o Sinpro desempenhou papel importante desde o início do processo. “Foi a intervenção do Sinpro junto à Assembléia Legislativa que possibilitou maior democratização no processo das conferências”, avalia. Aerton destaca ainda que os representantes do Sinpro tinham propostas claras para a melhoria da educação em Minas e no Brasil, o que contribuiu para a qualidade dos debates.

Uma das propostas, discutida e amplamente aceita nas conferências, diz respeito à necessidade de maior regulamentação do setor privado dentro do projeto de criação de um sistema nacional de educação. “Cabe ao Estado de Minas Gerais, em conjunto com a União, controlar, fiscalizar e normatizar a educação privada, sob os mesmos parâmetros e exigências aplicados ao setor público”, afirma o documento com as propostas do Sinpro.

A diretora Terezinha Avelar, presente à Conferência de Divinópolis, registrou a intensa e positiva participação do Sinpro. “Representantes do sindicato participaram dos grupos de discussão, defendendo a democratização da gestão e a qualidade social da educação”, acrescenta. Os cinco eixos temáticos dos debates foram: Desafios da Construção de um Sistema Nacional Articulado de Educação; Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação; Construção do Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino e Financiamento da Educação; Inclusão e Diversidade na Educação Básica; Formação e Valorização Profissional.Conferência Estadual Em cada regional, diretores do Sinpro foram eleitos delegados para a Conferência Estadual, que será realizada em Belo Horizonte, de 13 a 15 de dezembro.  Em Uberaba, a delegada eleita foi a diretora Cecília Abrahão; em Governador Valadares, Clédio Matos de Carvalho; em Divinópolis, Valéria Peres; em Poços de Caldas, Liliani Salum; e em Montes Claros, Nalbar Rocha. A conferência não foi realizada em Juiz de Fora.

Participaram dos debates professores, pais, alunos, secretários de educação, representantes do Ministério Público, de conselhos escolares e tutelares e sindicatos, entre outras entidades da sociedade civil. A 1ª Conferência Nacional de Educação Básica será realizada em abril de 2008, em Brasília. O Sinpro Minas estará presente defendendo a regulamentação do setor privado e a qualidade da educação pública, e reafirmando que educação não é mercadoria.