Sinpro Cerp é inaugurado em Belo Horizonte

27 de fevereiro de 2008

Centro de Referência do Professor da Rede Privada vai receber cursos, seminários e palestras

Com a presença de professores, autoridades, diretores, ex-diretores do Sinpro Minas e convidados foi inaugurado, nessa terça-feira (26), em Belo Horizonte, o Centro de Referência do Professor da Rede Privada (Sinpro Cerp).

Professores prestigiam a inauguração do Sinpro Cerp

Localizado na rua Tupinambás, 179, no centro da capital, no espaço onde funcionava a antiga sede do sindicato, o novo ambiente passou recentemente por uma ampla revitalização. A inauguração marcou o início das comemorações dos 75 anos de existência do Sinpro Minas, cuja programação prevê atividades educacionais e culturais até novembro deste ano. Durante o evento, foi exibido o vídeo institucional em comemoração a este aniversário.

“Tenho orgulho de ter sido a primeira mulher presidente do Sinpro Minas. Espero que este novo espaço seja um ambiente de discussões e de renovação”, disse a ex-presidente Inês Assunção (gestão 1983-1986), ao relembrar momentos de sua gestão. O ex-presidente do sindicato Nilton Pereira de Souza também destacou a importância da revitalização do lugar. “A direção atual acerta ao revitalizar este espaço. É uma decisão muito feliz. Hoje, vejo que esta entidade não perdeu a referência para a categoria. Continua um sindicato de luta”, ressaltou.

Para o presidente do Sinpro Minas, Gilson Reis, o Cerp vai favorecer a formação profissional, política e sindical dos professores. “Na noite de hoje, o sindicato dá um grande passo. Queremos transformar este espaço em um local de debates, de formação da categoria”, declarou Gilson Reis.

Rumos da educação brasileiraApós parabenizar a atuação de diretores e ex-diretores do Sinpro Minas, a coordenadora-geral da Contee, Madalena Guasco, falou sobre dilemas e perspectivas da educação brasileira. Crítica em relação aos rumos do setor no país, Madalena traçou um panorama não muito favorável.

Segundo ela, a educação brasileira ainda vive sob a ótica do sistema neoliberal, implementado nos anos 90. “As elites brasileiras nunca colocaram a educação como política de Estado, vinculada a um projeto nacional de desenvolvimento soberano. Mais fortemente a partir da década de 90, a educação deixou de ser tratada como um direito e passou a ser entendida como um serviço, uma mercadoria”, afirmou.

Para Madalena Guasco, apesar de alguns avanços, a educação neste governo ainda não é tratada como política de Estado. “Não possuímos um Sistema Nacional de Educação, que articule as políticas educacionais nos níveis federal, estadual e municipal e as vincule a um projeto soberano de Estado. Temos que continuar mantendo a pressão, pois a educação brasileira ainda caminha com muita dificuldade”, declarou a coordenadora-geral da Contee.

O novo espaçoNo centro da capital, o Sinpro Cerp terá espaços onde os professores poderão compartilhar experiências que favoreçam a reflexão sobre as condições de vida e trabalho da categoria. Um desses espaços será o Observatório do Trabalho Docente, voltado para a produção e divulgação de estudos e pesquisas sobre o universo dos trabalhadores da educação. Já o Memorial dos Professores de Minas Gerais pretende abrigar um acervo material e virtual acerca da história de lutas e conquistas da categoria. No local também funcionará o Departamento de Professores Aposentados do Sinpro Minas (Deasinpro) e uma biblioteca, com obras que tratam de temas como educação, trabalho, movimento sindical, entre outros. A busca por livros, revistas, jornais, CD’s e demais publicações poderá ser feita através de computadores e com o auxílio de profissionais. Cursos, seminários e oficinas também serão realizados no Núcleo de Educação Continuada.

Além disso, um auditório com equipamentos audiovisuais receberá eventos e atividades culturais. De acordo com a diretoria do Sinpro Minas, a inauguração do Cerp visa ampliar a formação e a comunicação entre os professores, promovendo o desenvolvimento da categoria.