Notícias

Sinpro condena ação violenta da polícia na UFMG

9 de abril de 2008

O Sinpro Minas repudia a ação repressora e violenta da Polícia Militar de Minas Gerais, ocorrida na noite da última quinta-feira (3/4), no Instituto de Geociências (IGC) da UFMG, localizado no campus Pampulha, em Belo Horizonte. 

A ação dos cerca de 50 policiais – que teriam sido acionados para impedir a exibição, no IGC, de um documentário da revista Superinteressante sobre o consumo de maconha – se caracterizou pelo uso excessivo da força e pelo abuso de autoridade, resultando na prisão de um aluno, por suposto desacato a autoridade, e na agressão a vários outros. A estudante de medicina Débora Gomes de Melo ficou ferida, com um corte na cabeça, após o confronto com os policiais. 

Em nota à comunidade acadêmica, a Reitoria também repudiou a atuação da polícia. A invasão do campus foi um ato de desrespeito à autonomia universitária, ao debate de idéias e à democracia. Conforme destacou a Reitoria, não houve, em momento algum, ameaça à integridade física das pessoas nem ao patrimônio público, o que não justificaria a presença da PM no campus.

Ao agir de forma truculenta, impedindo a realização de uma atividade com fins intelectuais – havia, inclusive, professores durante a exibição –, a polícia promoveu um ato injustificável de agressão à liberdade de expressão, mais parecido com uma operação de guerra e que remonta ao período da ditadura militar.

Por estar ciente de que situações semelhantes de repressão ocorrem também com outros movimentos sociais, e não apenas com o estudantil, o Sinpro Minas entende que o repúdio a tal ato deve ser externado não apenas pelos membros da comunidade acadêmica da UFMG, mas sim por todos aqueles que, vivendo em uma sociedade democrática, buscam a solução pacífica dos conflitos e desentendimentos e desejam que a universidade não se transforme em um local cerceado por botas, armas e fardas. 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha