O Sinpro Minas entregou ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), nessa segunda-feira (19), cerca de 400 livros, fitas e dvds doados por professores da rede privada de ensino. A iniciativa faz parte da “Campanha de Solidariedade às Bibliotecas do MST” e tem o objetivo de viabilizar a construção de bibliotecas populares nas áreas de assentamento e ampliar o acervo das mais de 40 já existentes nas escolas e centros de formação.
Lançada nacionalmente em agosto, a campanha se estende até dezembro deste ano e pretende arrecadar 200 mil livros. Segundo a dirigente estadual do MST, Cristiane Francelina Dias, 100 mil obras já foram doadas. Em Minas, até o momento foram recolhidos cerca de dois mil livros. “A participação dos professores é fundamental, pois eles são os protagonistas na transmissão de conhecimentos. As doações vão ampliar a consciência dos trabalhadores rurais sem terra”, afirmou Cristiane.
Gilson Reis e a representante do MST, Cristiane Dias
|
O presidente do Sinpro Minas, Gilson Reis, pediu aos professores para doarem livros. Para a professora de história Inês Grigolo, a campanha é uma oportunidade de repartir o saber e a cidadania, “que poucos têm acesso”. “É uma causa extremamente nobre. Gostei muito da proposta e vou levá-la aos meus colegas”, disse. Já a professora Sônia Maria Dutra vai doar livros didáticos, de literatura, além de dvds e fitas educativas. “É com prazer que participamos dessa campanha e a iniciativa do sindicato de apoiá-la é muito importante”, destacou Sônia. Já o professor Max Altman doou cerca de quatro mil livros às bibliotecas do movimento.
Também apóiam a campanha alguns nomes importantes do cenário cultural e político brasileiro. Entre eles estão o professor da USP e crítico literário Antonio Candido, o escritor e jornalista Fernando Moraes, os atores Paulo Betti, Camila Pitanga, Lucélia Santos e Letícia Sabatela, o cantor e compositor Martinho da Vila, o diretor de teatro Augusto Boal, o músico Marcelo Yuka, as cantoras Beth Carvalho e Leci Brandão, os escritores Frei Beto e Leonardo Boff, o lingüista norte-americano Noam Chomsky, entre outros.
Durante o mês de novembro, o sindicato está recolhendo as doações. Professores e interessados podem encaminhá-las para a sede do Sinpro Minas em Belo Horizonte ou para as regionais. Livros, mapas e audiovisuais, incluindo filmes, discos e cds podem ser doados. Participe!
Informações: (31) 3115-3000
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
(31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.