Notícias

Sinpro envia carta a editor de Cultura do Estado de Minas

29 de fevereiro de 2008

O Sinpro Minas enviou ao editor de Cultura do jornal Estado de Minas, João Paulo, uma carta parabenizando-o pelo artigo publicado na edição do último domingo (24), no qual o jornalista faz críticas à mercantilização da educação brasileira. Leia abaixo a carta. 

 

 

 

 

Belo Horizonte, 25 de fevereiro de 2008 

 

 

Prezado João Paulo

 

Editor de Cultura do jornal Estado de Minas

 

  

O Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro Minas) também acredita que um dos pilares de sustentação da atual crise de civilização que vivenciamos é, de fato, o abandono da escola pública e a mercantilização da universidade, conforme acertadamente observado em seu artigo “A lógica do lixo”, publicado na edição desse domingo (24) do caderno “Pensar”.

  

O sindicato também está convicto de que “a reversão dos padrões em direção ao mercado atuou no sucateamento das instituições públicas e no fomento de empresas de educação voltadas para a formação de mão-de-obra mais ou menos especializada”.

  

Por essa lógica, infelizmente dominante em nosso cenário educacional contemporâneo, o saber e os profissionais que com ele trabalham são reduzidos a meras mercadorias, processo este que não favorece o desenvolvimento de uma cultura crítica.   

  

Não é por menos que a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (Contee) lançou, em abril do ano passado, a campanha nacional “Educação não é mercadoria”, com o intuito de minimizar os efeitos perversos de tal cenário, bem como impedir a sua expansão. 

  

Dessa forma, gostaríamos de parabenizá-lo pela sensibilidade e coerência com que tratou o assunto, cientes de que cada voz que se ergue contra a mercantilização da educação brasileira coloca-se a favor de um projeto soberano de nação.

 

  

Cordialmente,

 

 

Gilson Reis

 

Presidente do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais – Sinpro Minas

 

 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha