Notícias

Sinpro ganha ação contra Izabela Hendrix

28 de agosto de 2018

JUSTIÇA CONDENA O INSTITUTO METODISTA IZABELA HENDRIX EM DANOS MORAIS COLETIVOS POR ALEGAR PARTICIPAÇÃO DO SINPRO EM ACORDOS DE DISPENSAS DE PROFESSORES, DE FORMA INVERÍDICA.

O Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais ajuizou ação de cumprimento em face do Instituto Metodista Izabela Hendrix, tendo em vista o fato de que professores empregados na instituição de ensino foram demitidos mediante assinatura de um “termo de acordo para pagamento das verbas rescisórias decorrente da rescisão do contrato de trabalho”, o qual parcelou as verbas rescisórias, e pior, induziu professores a erro, dizendo que o ato de assinatura do acordo e a própria homologação estariam sendo feitos com a “assistência do sindicato de classe”, o que jamais ocorreu.

Na sentença, a Douta Magistrada Hadma Christina Murta Campos, afirmou que: “…Os substituídos foram ludibriados no momento da dispensa, com a previsão da cláusula 6ª do acordo judicial em epígrafe, cujo texto transcrevo: “o presente acordo é feito com a assistência do sindicato de classe do professor, que desde já manifesta sua HOMOLOGAÇÃO. Analisando detidamente os autos, é possível constatar que a cláusula 6ª do acordo extrajudicial foi apresentada na forma “original”, garantido que houve a assistência sindical, com se nota, por exemplo, das fls.239/240, 262/263 e 277/278, documento emitido, juntado e subscrito pela ré.

Todavia, esses acordos não recebem chancela sindical, segundo documentos apresentados pela própria reclamada. Portanto, está cabalmente comprovado o comportamento reprovável da ré, que, aliás, continua tentando induzir em erro a julgadora, ao alegar que apresentou versão retificada do acordo extrajudicial…” E ao final, condenou a escola em danos morais coletivos, face a sua conduta ilegal e abusiva..”

A ação foi distribuída para a 47ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, e tem o número 0011484-40.2017.5.03.0185. Da decisão cabe recurso.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha