Sinpro Minas apoia a luta dos trabalhadores da rede estadual

10 de fevereiro de 2012

O Sindicato dos Professores da rede particular de ensino de Minas Gerais (Sinpro Minas) apoia a luta dos trabalhadores da rede estadual de ensino, que faz um movimento justo e legítimo, ao reivindicar o pagamento do piso salarial nacional, estabelecido por lei federal, e o cumprimento do plano de cargos e salários da categoria. É uma vergonha que, mesmo depois de mais de três meses sem aulas, o Governo de Minas tenha imposto uma forma de remuneração que precariza as condições de trabalho da categoria.

O Sinpro Minas repudia a forma hipócrita como o Governo de Minas trata os problemas da educação no estado, utilizando propagandas mentirosas para manipular a opinião pública. Lamentável também a encenação da atriz mineira Débora Falabella que, por ignorância ou por dinheiro, se coloca a serviço de um governo que deturpa dados sobre a qualidade da educação em Minas em mais uma publicidade enganosa.

Não é possível aceitar que o governo de Minas utilize dinheiro público destinado às verbas publicitárias para levar informações falsas aos cidadãos mineiros e ainda invista um percentual na educação abaixo dos 25% previsto na Constituição Federal. Além disso, transfere recursos para a iniciativa privada através do Programa de Educação Profissional (PEP).

Se a tática do governador Antônio Anastasia é confundir a sociedade e desmobilizar a categoria, é hora de unir forças para denunciar a política educacional em prática no estado, que resulta em desvalorização dos educadores, diminuição de recursos para o setor, sucateamento da infraestrutura das escolas, ausência de estímulos à formação continuada, entre outras medidas prejudiciais à qualidade do ensino. É preciso exigir mais respeito aos trabalhadores do ensino, pais e alunos.

Sinpro Minas

Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)