Notícias

Sinpro Minas apoia greve dos professores em BH e repudia agressão à categoria

28 de março de 2022

O Sinpro Minas manifesta apoio à greve dos/as professores/as da rede municipal de ensino de Belo Horizonte. A categoria paralisou as atividades por tempo indeterminado, desde 16 de março, para pressionar a prefeitura a negociar uma proposta que cumpra a lei do piso nacional do magistério.

O Sinpro Minas também repudia de forma veemente os atos de violência praticados contra professores/as da rede municipal, na manhã de sexta-feira (25/3), durante manifestação em frente à prefeitura da capital.

Com truculência, guardas municipais reprimiram os/as manifestantes com bombas de gás lacrimogênio e spray de pimenta e agrediram professores/as, entre eles o pedagogo Wanderson Rocha. Após ser atingido por um golpe de cassetete na cabeça, ele caiu no chão e precisou ser levado ao hospital para fazer exames.

A manifestação, realizada de forma pacífica, foi organizada pelo Sind-Rede/BH, sindicato que representa os/as professores/as da rede pública de ensino da capital.

Infelizmente, tem se tornado cada vez mais frequente o uso da violência por forças de segurança para reprimir manifestações legítimas e pacíficas de trabalhadores/as  por melhores condições de vida e trabalho. Algo inaceitável, que merece o repúdio de todos/as aqueles/as que prezam pelos valores democráticos.

Na manhã desta segunda-feira (28/3), professores/as e várias entidades sindicais voltaram a protestar na Praça Sete, no centro da capital, em defesa da educação e do transporte público e contra a violência sofrida pelos/as docentes na sexta-feira.

Dessa forma, o Sinpro Minas reitera o seu repúdio aos atos de violência e agressão praticados pela Guarda Municipal de Belo Horizonte contra os/as docentes. O sindicato também apoia e se solidariza com o Sind-Rede/BH, em sua luta pela valorização da categoria, ciente de que a defesa de uma educação de qualidade precisa ser uma pauta abraçada por toda a sociedade.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha