Notícias

Sinpro Minas apoia livro do Projeto Mensageiros da Água

5 de outubro de 2010

Com o apoio do Sinpro Minas, a Fundação France Libertés Brasil lançou o livro ilustrado “Água: bem de todos”, editado em 3 volumes, que faz parte do Projeto Mensageiros da Água, apoiado pela ex-primeira dama da França, Danielle Miterrand. O material servirá de apoio para os projetos de capacitação de professores na área de educação ambiental.

No lançamento do livro, realizado no Sinpro Cerp, no dia 30 de setembro, o presidente em exercício do Sinpro Minas, Marco Eliel de Carvalho, declarou que o sindicato participará da iniciativa de um curso de capacitação para professores da rede particular, que poderá ser realizado no Centro de Referência do Professor. O livro, que tem o formato redondo, segundo o ilustrador Lor, para não parar na estante, só será distribuído para professores nos cursos de capacitação do projeto.

Para o professor da PUC Minas e autor da obra, Carlos Alberto Mouthe Júnior, “aprender com a natureza é uma das premissas do material”. Segundo ele, o objetivo é criar uma ferramenta de mobilizar as pessoas para lutarem pelo direito de água livre, potável e gratuita para todos. Afinal, água também não é mercadoria.

“Nossos sonhos têm que ser muito grandes para que a gente nunca os perca de vista”. Citando essa frase de Danielle Miterrand, Sérgio Augusto Domingues, que é biólogo e técnico do Mensageiros da Água, fez uma explanação sobre a implantação do projeto no Parque Lagoa do Nado, em Belo Horizonte, onde atualmente 350 crianças de uma escola pública próxima ao parque freqüenta diariamente o local, que já foi ocupado por traficantes e mendigos. “A água pode ser um grande vetor de paz e não de guerra. Dentro desse preceito é que surgiu o projeto”, conta Sérgio Augusto. Segundo ele, a água é um pretexto para debater a democracia e uma cultura de paz.

No ato de lançamento do livro, estavam presente o vice-presidente da France Libertés Brasil, Ailton Krenak, e o presidente do Sinpro Minas, Gilson Reis, que falou sobre a atuação do Sinpro Minas em defesa das questões ambientais.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Opinião Sinpro Minas
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha