O Sinpro Minas manifesta o seu apoio à luta dos professores da rede pública estadual contra o fechamento de turmas e demissões na educação em Minas Gerais.
Sem consulta à comunidade escolar, o governo Zema anunciou, na semana passada, fusões de salas em 225 escolas estaduais, medida que sobrecarrega ainda mais os docentes e prejudica a qualidade do ensino.
Como é de conhecimento público, inúmeros estudos acadêmicos apontam a existência de salas de aula lotadas como um dos principais fatores que provocam o baixo rendimento escolar. Com essa decisão, o governo Zema, mais uma vez, caminha na contramão de diretrizes educacionais internacionais. Essas diretrizes recomendam a diminuição de alunos por professor para favorecer o processo de ensino-aprendizagem.
Além disso, a administração estadual demonstra, mais uma vez, que não coloca a educação como prioridade. Capaz de fomentar o crescimento econômico e o desenvolvimento social do Estado, a educação está subordinada, na atual gestão, a uma visão economicista, reduzida a uma planilha de custos, em detrimento das reais necessidades da população. Tudo isso para favorecer os lucros de setores do empresariado e de especuladores do mercado financeiro.
Por isso, o Sinpro Minas repudia mais essa decisão do governo Zema e reitera o seu apoio à luta dos professores da rede estadual, por entender que a educação deve ser, de fato, compreendida como um setor estratégico, voltada para o desenvolvimento soberano, com justiça social e valorização do trabalho.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.