Sinpro Minas: cada vez mais forte em Uberaba

12 de fevereiro de 2010

Com 77 anos de história, o Sinpro Minas representa os professores do setor privado de ensino de Minas Gerais, com exceção da cidade de Juiz de Fora. É um sindicato forte, atuante e com total autonomia de patrões, partidos políticos e governos. Com mais de 50 mil docentes sindicalizados, da educação infantil à superior, o sindicato atende na sede, em Belo Horizonte, e, nas 13 sedes regionais localizadas em várias regiões do estado.

Em 2010, o Sinpro Minas continuará sua trajetória em busca da manutenção e ampliação das conquistas da categoria em todo o estado. Nesse sentido, os professores que lecionam no Triângulo Mineiro têm papel fundamental nas negociações da Campanha Reivindicatória 2010 e conseqüentemente na defesa dos direitos da categoria.

Nesta gestão o Sinpro Minas se tornou mais representativo em Uberaba. Mais professores fazem parte da atual direção. Reconhecemos tudo o que foi realizado pelas gestões anteriores. O que não podemos admitir na atual conjuntura é o revanchismo ou a intriga política que só nos dão prejuízo e servem unicamente ao sindicato patronal.

O Sinpro Minas enfrentou a ditadura militar nos anos 70 e 80, o neoliberalismo nos anos 90, a deterioração das condições de trabalho nas escolas, a mercantilização do ensino, entre outras questões que, ainda hoje, impõem desafios para a categoria. Passamos por tudo isso com dignidade e obtivemos muitas vitórias em função da organização e do fortalecimento do sindicato.

Ao longo da sua história, o Sinpro Minas obteve algumas conquistas de extrema importância para a categoria, tais como o benefício das bolsas, aumento real, adicional extraclasse, adicional por tempo de serviço, estabilidade durante o ano letivo, garantia de emprego para professores que estão prestes a aposentar, entre outros. Devemos lutar constantemente para manter e ampliar nossos direitos.

No entanto, muitas lutas ainda devem ser travadas: fim do fator previdenciário, recuperação do valor das aposentadorias e aumento real para os aposentados e derrubada da emenda 45. Devemos reafirmar sempre nossa união e a luta histórica pela valorização da categoria, pela qualidade do ensino e pelo desenvolvimento sustentável do Brasil. Renovemos, portanto, nossas forças e convicções em um mundo melhor. Vamos caminhar juntos neste ano de 2010.

Algumas ações realizadas em 2010:

• Instalação da nova Sede Regional em local de fácil acesso, possibilitando mais conforto aos filiados (Rua Alfén Paixão 105 – Bairro Mercês).
  • Estabelecimento e efetivação do convênio com a UNIMED.
  • Ampliação do horário de atendimento e funcionamento do sindicato: 8h às 18h.
  • Implantação do Projeto Cineclube com a apresentação do filme: – Curta-metragem produzido, dirigido e encenado por professores da rede particular.
  • Realização de assembleias, reuniões e atividades para debater e deliberar sobre a pauta reivindicatória 2010, bem como participação ativa nas negociações com o Sinepe/Triângulo.
  • Apoio jurídico aos professores e acompanhamento das homologações de rescisão de contrato de trabalho.

Propostas para 2010

• Conclusão da negociação coletiva de forma que atenda aos interesses de toda a categoria. (Assinatura da CCT ou Instalação de Dissídio Coletivo).
  • Implantação do projeto Conexão Sinpro Minas.
  • Veiculação do Programa de TV Extra-Classe pela Band Triângulo, aos domingos –  8h55.
  • Criação e implantação do Fórum de Educação de Uberaba em parceria com outros sindicatos de professores e trabalhadores da educação.
  • Efetivação de convênios que trarão aos filiados benefícios culturais, sociais e financeiros.
  • Realização de torneios de futebol de campo, futsal e voleibol entre os professores(as).
  • Comemorações dos 100 anos de luta pela emancipação da mulher.
  • Semana do Professor – Festa dos Professores.

Fiquem atentos!

O Sinpro Minas informa que o abaixo-assinado que circula nas escolas da região não é de sua responsabilidade.

Vamos fortalecer o Sinpro Minas, unidos conseguiremos mais!

Visite o seu sindicato!

Entre em contato com os diretores regionais:

Regional Uberaba: Josiane Soares Amaral Garcia, Marcos Gennari Mariano e Orlando Pereira Coelho Filho.

Participe das assembleias de negociação da campanha reivindicatória 2010!

Uberaba: dia 6 de março, às 10 horas, na sede do Sinpro (Rua Alfen Paixão, 105, Mercês).