Notícias

Sinpro Minas conquista acordo histórico para professores da Univale

2 de dezembro de 2008

Os professores da Região do Vale do Rio Doce podem comemorar mais uma vitória da categoria. Após um longo tramite na Justiça do Trabalho, o Sinpro Minas e a Univale firmaram um importante acordo trabalhista no núcleo de conciliação do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais. A Universidade Vale do Rio Doce (Univale), sediada em Governador Valadares, terá que efetuar o pagamento de uma dívida trabalhista de cerca de R$ 29 milhões a 284 professores que lecionaram ou lecionam na instituição de ensino.

O acordo com a Univale é resultado de um processo instaurado em 1997, quando o Sinpro Minas entrou com uma Ação de Cumprimento na Justiça do Trabalho requerendo o pagamento aos professores de diferenças salariais conquistadas no início nos anos 90, resultantes de Sentenças de Dissídios Coletivos de Trabalho.

Na ocasião, a universidade alegou que não poderia reajustar os salários, pois enfrentava problemas financeiros, mas reconheceu a dívida. Os professores decidiram, à época, aceitar o pedido de prazo da Univale e receberam a promessa oficial de que o pagamento seria feito tão logo fosse recuperado o caixa positivo, o que não foi cumprido até hoje.

De acordo com o diretor do Sinpro Minas, Clédio Matos, a posição do Sindicato sempre foi contrária à flexibilização dos direitos dos professores e, além disso, não havia garantias reais de pagamento por parte da instituição. A ação promovida pelos professores, através do Sindicato, já transitou em julgado, ou seja, não é mais passível de recursos, o direito dos professores está garantido. Basta agora definir a atualização dos cálculos processuais e materializar o acordo final.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha