Notícias

Sinpro Minas e CTB Minas lançam campanha "Vacina e auxílio já"

14 de janeiro de 2021

O Sinpro Minas (Sindicato dos Professores de Minas Gerais) e a CTB Minas (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) lançam nesta quinta-feira, 14/01, a campanha “Vacina e auxílio já! A injeção que o Brasil precisa”. O objetivo da campanha é contribuir para uma mobilização social, reivindicando o essencial para que a população consiga sobreviver em meio à crise no contexto da pandemia do novo Coronavírus.

A campanha se faz necessária frente a dados preocupantes. A lamentável marca das mais de 200 mil mortes pela Covid-19 deixa outros rastros. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil bateu recorde e até setembro de 2020 atingiu o índice de 14,6%, o que corresponde a mais de 14 milhões de pessoas. A maior taxa já registrada na história da pesquisa, iniciada em 2012. Outro dado alarmante é o aumento do valor da cesta básica. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística de Estudos Socioeconômicos (Dieese), em Belo Horizonte o aumento foi de 6,88%, um custo que o valor do auxílio emergencial reduzido já não pode suprir.

“O que reivindicamos é essencial para a sobrevivência da população, neste contexto desolador em que vivemos. Para recuperar a economia, precisamos de vidas salvas e isso depende da urgência de um plano de vacinação e da continuidade dos auxílios, incluindo o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda, instituído pela lei 14020/2020”, afirma Valéria Morato, presidenta do Sinpro Minas e da CTB Minas.

De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas, desde maio, cerca de 15 milhões de brasileiros e brasileiras saíram da extrema pobreza devido ao benefício. Interromper o auxílio é aprofundar uma crise que pode se estender ainda mais, se a vacinação não for uma prioridade.

Vacina para todos/as

Exigir um plano emergencial de vacinação para toda a população é colocar a vida em primeiro lugar. E estamos justamente em um país referência: já são quase 50 anos do Programa Nacional de Imunização, uma das grandes conquistas do Sistema Único de Saúde (SUS). O direito à vida, neste contexto, passa pelo direito à vacinação gratuita.

Já assistimos a uma série de países iniciarem seus processos de imunização em massa, enquanto vemos uma previsão tímida anunciada pelo governo.

Defender a Educação é defender a vida

O fechamento das escolas no contexto da pandemia trouxe uma reflexão sobre a importância da categoria docente e do ambiente educacional. O ensino remoto, certamente, tem impactado a vida de toda a comunidade escolar: estudantes, professores/as e famílias. A volta às aulas presenciais é necessária, mas só pode ser feita de forma segura, já que é um ambiente altamente propício às aglomerações e, consequentemente, à proliferação do vírus.

Por isso, o Sinpro Minas, além de reivindicar a vacinação para todos/as, também tem atuado para que a categoria docente seja incluída como grupo prioritário, assim como os/as profissionais de saúde e a população que se enquadra no grupo de risco. “Sabemos que a volta às aulas presenciais será um importante passo. A escola dialoga com toda a sociedade. Por isso, resguardar a vida dos/as professores/as, trabalhadores/as da educação e estudantes também deve ser uma preocupação coletiva”, destaca Valéria.

#VacinaeAuxilioJa

Para receber informações, participar e acompanhar as ações da campanha basta acessar o site:
https://assine.vacinaeauxilioja.com.br/manifesto

Também já estão disponíveis os perfis nas redes sociais:

www.instagram.com/vacinaeauxilioja/
twitter.com/vacinaeauxilio

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Opinião Sinpro Minas
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha