Notícias

Sinpro Minas é homenageado na celebração dos 10 anos da Unifal em Varginha

30 de agosto de 2019

O Sinpro Minas foi homenageado, nesta quarta-feira (28/8), na celebração em comemoração aos 10 anos do campus da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) em Varginha. No evento, a diretora do sindicato Mônica Cardoso reafirmou o compromisso do Sinpro Minas na luta contra os contínuos ataques à educação.

“As medidas do atual governo contra as universidades públicas afetam milhões de estudantes. Os cortes em bolsas de iniciação científica e em outros auxílios financeiros, além de ameaçarem a pesquisa no país, colocam em risco a conclusão do ensino superior para os universitários que dependem desses recursos. O ingresso deles nas universidades federais tem sido um incômodo para uma pequena parcela da população. A partir do momento em que esses espaços públicos de educação deixaram de ser locais exclusivos da elite e da classe média e passaram a ser espaços populares, isso causa um grande temor nas classes antes privilegiadas e alimenta um projeto ideológico de sucateamento da educação proposto pelo governo Bolsonaro”, ressaltou Mônica Cardoso.

A diretora do Sinpro Minas destacou também que o país conquistou muitos avanços nas políticas públicas educacionais, mas, desde 2016, após o golpe que derrubou a presidenta Dilma Rousseff, várias medidas aprovadas provocaram prejuízos para o setor, como a emenda constitucional 95 (que congela os investimentos por 20 anos em várias áreas, como saúde e educação), a reforma do ensino médio e o recente bloqueio de 30% no orçamento das universidades federais.

A solenidade também homenageou outras entidades que fizeram parte da história da Unifal em Varginha. A diretora Mônica Cardoso recebeu um certificado das mãos do professor Layon Carlos Cézar, coordenador, junto com Dimitri Augusto da Cunha e Ana Carolina Guerra, da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Unifal. A homenagem ao Sinpro Minas foi concedida por sua parceria com a incubadora e pela luta do sindicato em defesa da educação pública, gratuita, laica e de qualidade.

Homenagem Varginha 1

Histórico
Inaugurado em agosto de 2013, o campus Varginha da Unifal foi fruto de um programa do governo Lula de expansão e interiorização das universidades federais. Atualmente, cinco cursos de graduação são ofertados nesse campus: bacharelado interdisciplinar em Ciência e Economia, Administração Pública, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas com ênfase em Controladoria. Cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu também são oferecidos.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha