Em reunião no dia 7 de abril, entre o Sinpro Minas e o Sinep/MG, foi fechada a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2010/2011), com a recomposição salarial de 4,36% (INPC) e a manutenção das atuais conquistas da categoria, retroativas a 1º de fevereiro, com exceção da cláusula que trata da garantia de salários, cujo primeiro período se inicia em 1/4/2010 e vai até 31/05/2010, e o segundo período, em 1/08/2010 a 28/11/ 2010 .
Na proposta anterior, avaliada na assembleia de ontem, a garantia de salário, que na prática inibe demissões, tinha como início o dia 6/04. Diante da insistência dos representantes do Sinpro Minas na mesa de negociação, que argumentaram sobre a importância de garantir a estabilidade de emprego, principalmente no período da greve, o sindicato patronal aceitou retroagir o início do primeiro período da cláusula em alguns dias.
O Sinep/MG também se comprometeu a enviar um comunicado às escolas privadas, recomendando que não sejam feitas retaliações aos professores que participaram da paralisação, assim como a reposição dos dias parados seja feita em negociação entre os professores e a direção dos estabelecimentos de ensino, conforme o calendário letivo.
As partes também se comprometeram a criar grupos de trabalho para discutir as questões específicas de cada segmento de ensino e as reivindicações dos professores para a próxima Convenção Coletiva de Trabalho.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.