O Sinpro Minas manifesta apoio aos professores do Colégio Santo Agostinho e reafirma que a autonomia pedagógica do docente, um dos pilares da construção do saber, precisa ser respeitada, conforme prevê a legislação educacional em vigor.
Recentemente, alguns poucos pais de alunos, orientados por uma interpretação enviesada, fizeram críticas à proposta pedagógica da escola de abordar o tema diversidade sexual e gênero em sala de aula.
Trata-se de uma leitura equivocada e que desconsidera o fato de que a escola, por ser um dos principais espaços formativos na sociedade, não pode se furtar a debater com os alunos e toda a comunidade escolar os diversos assuntos que a permeiam.
Tal postura desse pequeno grupo de pais também não leva em consideração o amplo conhecimento dos professores, capazes de promover a formação ampla e integral dos estudantes, e a dimensão cidadã dessa proposta pedagógica.
Tratar desse tema no ambiente escolar é fundamental para a busca de uma sociedade mais inclusiva e de qualidade, pautada pelos princípios dos direitos humanos e do respeito às diferenças, tão necessários nos dias atuais.
Dessa forma, o Sinpro reitera o apoio aos professores da instituição de ensino e se coloca à disposição para eventuais ações em defesa da autonomia profissional e dos direitos da categoria.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.