Notícias

Sinpro Minas manifesta indignação com declarações de padre em Divinópolis 

23 de junho de 2021

O Sinpro Minas manifesta indignação com as declarações do padre Chrystian Shankar, de Divinópolis, nesta semana. Em cerimônia religiosa e durante gravação na internet, o padre acusou escolas e professores de “perverter” e “doutrinar” estudantes, porque teriam abordado conteúdos sobre sexualidade e relacionamentos.  

Sem citar nomes nem revelar a quais instituições de ensino se referiu, o padre generaliza, equivoca-se e ataca diretamente todos os profissionais da educação da cidade. Uma atitude leviana, incondizente com uma figura pública que diz seguir preceitos cristãos.  

Infelizmente, tal postura não é isolada. Vincula-se àqueles que tentam, em diferentes locais, cercear o trabalho dos professores e intimidá-los, por meio de iniciativas e projetos cujo único objetivo é interferir na autonomia docente e na liberdade de cátedra. 

Engana-se o padre ao pensar o ambiente escolar como um espaço engessado, destinado apenas ao ensino do conhecimento proveniente dos livros e disciplinas. À escola cabe buscar o pleno desenvolvimento dos estudantes, bem como o preparo deles para o exercício da cidadania. Nesse sentido, a abordagem de questões contemporâneas, cujas demandas, em muitas ocasiões, partem dos próprios alunos, é também papel da educação escolar.  

Vale destacar que, conforme prevê o artigo 206 da Constituição Federal, o ensino será ministrado com base nos princípios da liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber, e do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. Portanto, ao agir dessa maneira, o padre, que diz viver sob as regras da religião, distorce a realidade e promove a desinformação.  

Dessa forma, o Sinpro Minas reitera a sua indignação com as declarações desse padre e reafirma o seu apoio a todos os professores de Divinópolis que, cotidianamente, exercem com dedicação o seu trabalho.  

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha