Notícias

Sinpro Minas movimenta Centro de BH no Dia Mundial do Meio Ambiente

5 de junho de 2009

O Sinpro Minas realizou nesta sexta-feira (5/6), Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), um ato público na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte. O início da atividade foi marcado por uma intervenção cultural do grupo teatral Parangolé, que apresentou a peça Os Rumos do Mundo. Em seguida, o professor e diretor do sindicato Marco Eliel (foto) ministrou uma aula pública sobre mudanças climáticas.

Durante todo o evento, houve distribuição de mudas da flora nacional. O ato público contou com a participação popular e mobilizou pessoas que passavam pelo local. Enquanto alguns cidadãos assistiam à aula sobre os cuidados com o meio ambiente e os efeitos da ação do homem sobre a natureza, uma enorme fila era formada para adquirir mudas de Ipê, Pau Brasil, Oiti, entre outras árvores.CineclubeA programação de junho do cineclube Joaquim Pedro de Andrade também vai abordar a questão ambiental. O próximo filme a ser exibido será Na Natureza selvagem, no dia 09/06, às 19 horas. Após o filme, haverá debate com o professor e diretor do Sinpro Dimas Enéas Ferreira.

Para Marco Eliel, embora o 5 de junho tenha se tornado um dia de homenagens aos recursos naturais ainda disponíveis no planeta, muito pouco pode-se comemorar nessa data. “A busca incessante pelo lucro no sistema capitalista produziu uma sociedade de consumo altamente privatista e produtora de bens descartáveis. O resultado tem sido o aquecimento global, a excessiva produção de lixo e a provocação de grandes catástrofes naturais pela ação do homem”, disse.

No entanto, segundo Marco Eliel, a educação ambiental da sociedade pode ser a saída para se evitar o caos. “O Sinpro Minas acredita que a união de esforços em ações de redução de consumo, de reciclagem e de uso sustentável dos recursos naturais possa ser o primeiro passo para se reconstruir um mundo melhor para as gerações futuras”, acrescenta.

Mês do meio ambiente – Sinpro Minas

25/06 – Atividade na Praça Negrão de Lima Manhã: Distribuição de mudasNoite: Eco Junina – Apresentação do Grupo de Samba Patuá – Exposição de produtos feitos com material reciclado                                   Cineclube Joaquim Pedro de AndradeExibição de filmes com a temática ambiental em junhoDias 02/06 – 09/06 – 16/06 – 23/06 – 30/06 – Sempre às 19 horas.Acesse a programação completa.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha