Notícias

Sinpro Minas participa da Conferência Estadual de Educação 2022

Nesta quinta-feira, 31/03, começaram os debates da Conferência Estadual de Educação 2022. Com o tema “Plano Estadual de Educação – Inclusão, Equidade e Qualidade Social: compromisso com o direito e a defesa da Educação democrática, gratuita, inclusiva, laica, popular, pública e presencial com segurança para todas as pessoas”, o evento é realizado virtualmente, em decorrência do cenário ainda pandêmico, e coordenado pelo Fórum Permanente de Educação do Estado de Minas Gerais (Fepemg).

O Sinpro Minas, mais uma vez, integra a construção da Conferência, com participação de diretores/as do Sindicato e professores/as do setor privado de ensino. Junto a eles/as, representantes de diversos segmentos educacionais, setores sociais, entidades e profissionais estão mobilizados/as para que seja cumprido o Plano Estadual de Educação, com reflexões e apontamentos sobre metas, estratégias e avanços na política nacional e estadual.

Valéria Morato, presidenta do Sinpro Minas, esteve presente na abertura do evento e denunciou o abandono das políticas públicas nos últimos anos, sobretudo durante a pandemia. Destacou o ataque aos/às professores/as da educação privada, que sofreram forte pressão para retornarem presencialmente, mesmo sem vacinação. Valéria também ressaltou a importância do Fórum Permanente de Educação nestes tempos, cumprindo um papel necessário de avaliação e acompanhamento das metas do plano decenal. “Agora nós estamos nesta etapa de reconstrução e eu acredito que 2022 é o ano da virada para a educação brasileira, para o povo brasileiro, que vai possibilitar uma educação com acesso e permanência e educação de qualidade para todos e todas”, afirmou.

Valéria ressalta que, historicamente, o Sinpro Minas sempre participou dos espaços de Conferência, nos níveis municipal, estadual e nacional. Explica também, o quanto é importante somar forças nesta construção, sobretudo diante da conjuntura que estamos vivendo. “É uma realidade muito dura, de grandes retrocessos e de ataques cada vez mais graves à educação. A Conferência nos traz esse fôlego, de seguir construindo e acreditando nos espaços democráticos, com diversidade de vozes e pensamento”, analisa.

A Conferência será realizada até o próximo domingo, 03/04 e pode ser acompanhada pelo canal do YouTube “Estúdio Educação MG”. Já foram realizadas as conferências municipais e regionais e os documentos dessas etapas serão analisados e validados também na Ceemg 2022. Eles serão o subsídio da Conferência Nacional da Educação (Conae) e da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape).

Clique aqui para acessar documentos da Conferência e outras informações

 

Valéria Morato, presidenta do Sinpro Minas, na abertura da Ceemg

 

Gilson Reis – Coordenador-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee)

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha