Sinpro Minas participa da Conferência Nacional de Educação Básica

28 de abril de 2008

A criação de um Sistema Nacional Articulado de Educação, que possibilite uma maior regulamentação do ensino privado, foi uma das principais vitórias da Conferência Nacional de Educação Básica, realizada entre os dias 14 e 18 de abril, em Brasília.   Os representantes do Sinpro Minas e da CONTEE participaram ativamente dos debates e divulgaram a Campanha Educação não é Mercadoria para mais de 2 mil pessoas de todo o Brasil.“A plenária final da Conferência aprovou a exigência de que a rede privada obedeça aos pré-requisitos da educação pública. Isso trará avanços para a gestão democrática da educação e a valorização dos professores”, afirmou a professora Celina Arêas, diretora do Sinpro Minas, da CONTEE e da CTB.Para Valéria Morato, diretora da regional Divinópolis e delegada da CONTEE, a Conferência foi um espaço extremamente democrático de participação de professores. “A atuação da delegação do Sinpro Minas colaborou com a aprovação de propostas positivas para a educação brasileira”, afirmou. Cerca de 80 delegados das entidades filiadas à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – CONTEE, entre elas o Sinpro Minas, representaram os professores e técnicos administrativos das instituições privadas de ensino de todo o país. Todas as questões defendidas como prioritárias pela Confederação foram aprovadas na plenária final. Em maio, deve ficar pronto o documento final com as proposições aprovadas durante a Conferência. Para a professora Celina, esse documento servirá de referência para a elaboração de políticas públicas de educação em todo o país. O encontro apontou também a necessidade de realização de uma conferência nacional de educação em 2010.Educação não é mercadoriaO Sinpro Minas participou do estande montado pela CONTEE durante a Conferência para divulgação da Campanha Educação não é mercadoria. Os participantes da CONEB tiveram acesso aos materiais impressos, cartazes, folhetos e camisetas da Campanha e puderam também assistir aos vídeos institucionais da CONTEE. O Programa Extra-Classe, produzido pelo Sinpro Minas e veiculado pela TV Band Minas, também foi exibido para os participantes.