Notícias

Sinpro Minas realiza debate em parceria com ABJD

Na próxima quinta-feira, 17 de outubro, o Sinpro Minas inaugura o ciclo de debates intitulado “Encontros Temáticos”.

O primeiro debate será em parceira com o núcleo Minas Gerais da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e contará com o Professor Doutor José Luiz Quadros de Magalhães que abordará a recente obra de Andrew Korybko, “Guerras Híbridas: Das revoluções coloridas aos golpes”.

José Luiz Quadros de Magalhães é doutor em Direito pela UFMG e professor do Programa de Pós-Graduação e Graduação em direito da PUC Minas. É também autor de diversos livros acadêmicos e artigos científicos.

Guerras Híbridas – Das revoluções coloridas aos golpes: “Neste livro, Andrew Korybko constrói um novo conceito para explicar as novas táticas dos estados unidos para derrubar governos. A guerra híbrida é a combinação de revoluções coloridas e guerras não convencionais para substituir governos. Partindo do estudo de caso da Síria e da Ucrânia, o autor constrói um novo conceito, cujo modo de operação pode ser facilmente identificado em outros conflitos no Oriente Médio e na América Latina. A guerra híbrida é o modelo de intervenção para o século XXI. ‘Se o padrão que os EUA vêm aplicando atualmente na Síria e na Ucrânia for indicativo de algo, no futuro a guerra indireta será marcada por manifestantes e insurgentes. As quintas-colunas serão compostas menos por agentes secretos e sabotadores ocultos e mais por protagonistas desvinculados do Estado que comportam-se publicamente como civis. As mídias sociais e tecnologias afins substituirão as munições guiadas como armas de ‘ataque cirúrgico’ da parte agressora, e as salas de bate-papo online e páginas no facebook tornar-se-ão o novo ‘covil dos militantes’. Em vez de confrontar diretamente os alvos em seu próprio território, conflitos por procuração serão promovidos na vizinhança dos alvos para desestabilizar a periferia dos mesmos. As tradicionais ocupações militares podem dar lugar a golpes e operações indiretas para troca de regime, que são muito mais econômicos e menos sensíveis do ponto de vista político’” (do Portal da Amazon)

Serviço:

Encontro Temático – Guerras Híbridas

Palestrante: Prof. Dr. José Luiz Quadros de Magalhães

Dia 17/10 às 19 horas

Local: Auditório do Sinpro Minas (Rua Jaime Gomes, 198 – Floresta)

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha