Notícias

Sinpro Minas realiza live “BNCC em foco: A reforma do Ensino Médio”, na próxima quinta-feira (22/09)

19 de setembro de 2022

O novo Ensino Médio já começou a ser implementado neste ano, tendo como ponto de partida o estado de São Paulo. O modelo instituído pela Lei Federal 13.415, de 2017, já aponta graves consequências para a formação das/os estudantes, sobretudo, as/os mais pobres. Ao invés de acessar todas as disciplinas, por exemplo, o novo modelo induz a escolha entre itinerários específicos de conhecimento.

Pesquisadores, movimentos sociais e estudantis já alertavam para a gravidade dessa mudança. Um estudo realizado pela Rede Escola Pública e Universidade, Repu, revela o aprofundamento da desigualdade educacional já identificado em São Paulo: limitação dos itinerários disponíveis, falta de professores, déficit na carga horária, entre outros problemas.

Para aprofundar o debate sobre as mudanças e consequências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com a reforma do Ensino Médio, o Sinpro Minas realiza, nesta próxima quinta -feira (22/09), uma live dedicada ao tema. A apresentação será conduzida pela presidenta interina do Sinpro Minas, Thais D`Afonseca.

Não perca! É nesta próxima quinta-feira, às 19h, no canal do YouTube do Sinpro Minas! Clique aqui para acessar! 

Participam da live:

Thais D’Afonseca: presidenta interina do Sinpro Minas, advogada trabalhista e professora de Direito do Trabalho na PUC Minas.

Paola Guidi – Bióloga. Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo PECIM na Unicamp. Professora de Biologia, Robótica e Programação. Pesquisadora na área de currículo e histórias de vida, com enfoque na BNCC e seus impactos sobre o ensino de Ciências no Ensino Médio.

Maria Regina Velasquez – Mestre em Educação tecnológica. CEFET/MG (2005). MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Newton Paiva/BH. Graduada em Psicologia, Universidade FUMEC/ BH. Possui 20 anos de docência em Ensino Superior (9 anos na modalidade EaD: professora –autora; professora-formadora). Área de atuação : (2022) Assessoria Educacional: Novo Ensino Médio: Educação Técnica e Profissional: itinerários formativos integrados para o mundo do trabalho (Investigação Científica; Processos Criativos; Mediação e Intervenção Sociocultural; Empreendedorismo); Matrizes de Avaliação ENEM para rede particular de ensino – Banco institucional de Itens: objetos de conhecimento; conteúdos; processos cognitivos; contextos; competências/habilidades: direitos e objetivos de aprendizagem na formação técnica e profissional para o novo ENEM (2024); Assessoria Psicoeducativa: Plano de Acompanhamento psicoeducativo.

Rogério Rosa – Técnico em Química de Nível Médio pela Escola Técnica Federal de Minas Gerais – ETFMG 1980 (atual CEFET/MG – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais), Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG 1986 e Mestrado em Engenharia Mecânica pela mesma universidade – 2003. Docente da carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – EBTT e do Magistério do Ensino Superior. Atualmente é docente do CEFET/MG tendo sido também da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. É da Diretoria do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais – SINPRO Minas tendo sido também membro representante do Departamento de Física na Associação dos Professores da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – ADPUC Minas.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha