Sinpro Minas recebe homenagem da Câmara de Belo Horizonte

4 de março de 2013

As comemorações dos 80 anos do Sinpro Minas, completados no dia 12 de fevereiro de 2013, se iniciaram com uma homenagem da Câmara Municipal de Belo Horizonte, que realizou uma reunião especial em 1º de março, presidida pelo vereador Ronaldo Gontijo. O diploma de homenagem da Câmara foi entregue pelo vereador Gilson Reis, presidente do Sinpro Minas, à professora Valéria Morato e ao professor Marco Eliel Santos de Carvalho, vice-presidentes do Sindicato.

Na ocasião, o Sinpro Minas também homenageou os ex-presidentes da instituição com um diploma em agradecimento à contribuição de cada um deles nas lutas pela valorização dos professores das escolas particulares de Minas Gerais e na construção de um sindicato forte e atuante. Receberam pessoalmente a homenagem os professores Carlos Magno, Newton de Souza, Celina Arêas e Décio Braga.

“Não é todo dia que a gente comemora 80 anos de uma entidade com tanta vitalidade”, disse o professor Gilson Reis ao iniciar seu discurso. Ele fez uma comparação entre os momentos históricos do início da entidade e a situação política e econômica atual e afirmou que o sindicato, com cerca de 60 mil filiados, muito realizou, tornando-se uma referência de luta no país. “É com muita alegria, que comemoramos essa data, porque não é fácil percorrer uma história dessas e manter a estrutura, a vocação e os propósitos em dia com a luta do povo, dos trabalhadores e por uma educação de qualidade. Parabéns àqueles que lutaram e ajudaram a construir essa história”, concluiu.

A diretora e ex-presidente do Sinpro Minas Celina Arêas destacou a importância da participação da categoria, tanto nas lutas políticas quanto nas conquistas da categoria, assim como na própria formação ideológica dos professores. “O sindicato sempre participou das lutas mais gerais da sociedade, como as Diretas já e o impeachment do Collor”, opinou. “Eu destacaria como experiência extremamente positiva o fato de o sindicato ter sido retomado das forças conservadoras nos anos 80”, lembrou o ex-presidente Carlos Magno.

“O Sinpro não é patrimônio só dos professores, mas do povo mineiro. Esse é um marco histórico para o sindicato que consegue realizar um luta incansável pela educação de qualidade”, disse o presidente da UEE-MG, Rafael Leal, que revelou seu desejo de ser professor. A deputada Jô Morais destacou a importância da Câmara de Belo Horizonte celebrar os 80 anos de uma entidade que enfrenta as mais duras situações para garantir os direitos dos professores. “O fato de o presidente do Sinpro Minas, Gilson Reis, ter sido eleito vereador, representa o mais recente símbolo dessa trajetória e mostra que vale a pena lutar apesar de tudo”, afirmou. Também estavam presentes os professores José Carlos Padilha Arêas, da Contee e Wellington Teixeira, da Fitee, assim como vários diretores e funcionários do Sinpro Minas, que prestigiaram o evento.