Notícias

Sinpro Minas reivindica a reintegração dos demitidos pela Fumec

4 de dezembro de 2007

Em reunião, nessa terça-feira (4), na Delegacia Regional do Trabalho de Minas Gerais, com a presença de representantes da Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec), o Sinpro Minas reivindicou a reintegração dos professores demitidos pela instituição na última semana, assim como a discussão do processo demissional nos termos da legislação em vigor.

Ao desencadear o processo de demissões de cerca de 50 professores, a Fumec não respeitou os critérios estabelecidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), principalmente o item 5 do parágrafo 1º do artigo 53. “A medida não foi submetida ao Conselho de Ensino e Pesquisa, nem obedeceu a critérios justos, o que caracteriza a arbitrariedade das demissões”, afirmou a diretora do Sinpro Minas, Celina Arêas. A Fumec justificou que as demissões foram efetuadas para adequar a Universidade à legislação do Ministério da Educação (MEC), principalmente em relação à carga horária dos professores e em função da sustentação financeira da instituição.

O Sinpro Minas levou o assunto ao conhecimento do Ministério Público, em reunião, realizada também na terça-feira. Um grupo de professores e de alunos entregou um dossiê sobre a situação na Fumec aos procuradores Marcelo Oliveira e Walma Leite da Cunha.

Na quarta-feira (5), a crise na instituição de ensino foi debatida na Assembléia Legislativa de Minas Gerais e no Sinpro Minas. Nesta quinta (6/12), os professores realizam assembléia, às 11 horas, na sala 214, no 2º andar do prédio da Faculdade de Ciências Humanas. 

“Caso de polícia”Na Assembléia Legislativa, os professores demitidos pediram a intervenção dos deputados da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia. Os docentes ressaltaram que o processo de demissão foi ilegal e arbitrário, e reivindicaram a recondução aos cargos.

O presidente da comissão, deputado Deiró Marra (PR), lembrou que já foram enviados vários ofícios ao presidente do Conselho de Curadores da Fundação, Emerson Tardieu, e que nenhum foi respondido. Para o parlamentar, a situação já está virando “caso de polícia”.

Na Assembléia Legislativa, os alunos, indignados, também exigem a recontratação dos professores demitidos

Conforme ressaltou a diretora do Sinpro Minas, Celina Arêas, a demissão é ilegal porque contraria a LDB, que prevê que os contratos e demissões de professores devem ser realizados com a participação dos órgãos colegiados, o que não aconteceu.

Sem explicaçãoO professor Fabrício Marques afirmou que as reivindicações não são unicamente para recondução ao cargo, e que os demitidos exigem esclarecimentos sobre os critérios adotados. Marques pediu que a ALMG também participe da luta, assim como o Sindicato dos Jornalistas e o Ministério Público de Minas Gerais. Já o professor Alexandre Freire lembrou que a faculdade recebe benefícios fiscais, por ser uma fundação. “Fomos demitidos sem explicações, dentro de uma lógica que confunde a Fumec com uma empresa privada, e a sociedade merece uma explicação”, denunciou.

O estudante do 8º período da Fumec, Leonardo Fernandez, afirmou que os 600 alunos do curso de comunicação, em greve presencial desde o dia das demissões, estão sofrendo agressões morais, sendo vigiados por uma câmera colocada diante do Diretório Acadêmico, e até mesmo impedidos de panfletarem. RequerimentosA comissão aprovou requerimento, de autoria do deputado Carlin Moura (PCdoB), solicitando a realização de mais uma audiência pública para debater o assunto. Para a audiência serão convidados o presidente do Conselho de Curadores da Fumec, Emerson Tardieu; o professor Alexandre Freire; a aluna do 8º período do curso de jornalismo, Luiza de Sá Monteiro; e os promotores de Justiça Especializada na Tutela de Fundações do Ministério Público/MG, Valma da Cunha Leite e Marcelo Oliveira Costa.

Outro requerimento aprovado, de autoria da Comissão, determina que seja realizada uma visita à Curadoria de Fundações do Ministério Público Estadual, para que os deputados solicitem providências em relação às denúncias.  Atualizada em 6/12Com Assessoria de Comunicação da ALMG

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha