Notícias

Sinpro Minas repudia atos de racismo e intolerância religiosa contra professor em Belo Horizonte

15 de dezembro de 2023

Com indignação, o Sinpro Minas declara seu repúdio aos atos de racismo e intolerância religiosa dos quais foi vítima o professor Jonas Gonsalgo durante concurso público da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, no último domingo (10).

Minutos antes do início da prova, o professor, que é filiado ao Sinpro, foi humilhado publicamente. A aplicadora afirmou, sem nenhuma prova ou indício, que ele escondia algo em seu cabelo e o fez passar diversas vezes pelo detector de metais. Em seguida, ao ver a guia que o professor carregava, ironizou: “Macumba? Tô fora”.

O desrespeito continuou quando Jonas decidiu denunciar o ocorrido: foi desencorajado pela coordenação da FGV (Fundação Getúlio Vargas), instituição responsável pela aplicação da prova; a polícia não compareceu ao local, mesmo com o chamado do professor; e o boletim de ocorrência demorou cerca de 11 horas para ser registrado, mesmo na delegacia especializada no atendimento a vítimas de intolerância. O caso, por fim, foi qualificado como injúria racial.

A situação sofrida pelo professor Jonas não é isolada. Os casos de racismo no Brasil tiveram um aumento de 68% em 2022, e apesar dos 34 anos da Lei do Racismo, a impunidade ainda é grande no país.

Sabemos que o racismo está na raiz de nossa sociedade. Casos como esse mostram que, apesar dos avanços na legislação, reproduzimos estruturalmente a violência da colonização branca através da negação social, do menosprezo e da ridicularização à cultura negra, inclusive em seus aspectos religiosos.

Por isso, junto ao professor Jonas, o Sinpro Minas exige retratação tanto da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, quanto da Fundação Getúlio Vargas, além da devida responsabilização e punição dos envolvidos, de acordo com a legislação.

A luta contra o racismo e a intolerância deve ser de toda a sociedade! Racistas não passarão!

Belo Horizonte, 15 de dezembro de 2023.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha