Notícias

Sinpro Minas repudia declarações do novo ministro da Educação

8 de janeiro de 2019

O Sinpro Minas externa, por meio desta nota, o repúdio às recentes declarações do novo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, sobre o sistema de ensino brasileiro.

Assim como inúmeros especialistas, pesquisadores e educadores, o Sinpro Minas também está ciente de que os problemas da educação brasileira não residem na suposta ideologização dos estudantes, como quer fazer crer o novo ministro.

Até mesmo representantes de escolas particulares já se manifestaram publicamente contra a ideia de que os professores brasileiros estariam reproduzindo em sala de aula as chamadas “educação de gênero” e “ideologia marxista”. Tais afirmações representam, conforme reiteram, discursos falaciosos.

Diversos estudos atestam que os reais gargalos da educação brasileira estão em fatores como a baixa valorização da profissão docente, a falta de condições adequadas de trabalho e de planos de carreira que prevejam incentivos salariais e formação continuada, a carência de infraestrutura básica em muitas escolas e a ausência de uma proposta curricular que valorize os saberes e o conhecimento do corpo discente. 

Ao que tudo indica, as declarações de Rodriguez objetivam desviar a atenção da sociedade dos  problemas que afetam a educação brasileira. Desprovidas de vínculos com a realidade e carregadas de equívocos conceituais, tais afirmações, infelizmente, reforçam o preconceito que parcela da sociedade nutre contra os educadores brasileiros – e em nada contribuem para a melhoria da educação no país. 

Dessa forma, o Sinpro Minas reafirma o seu repúdio a esse posicionamento do novo ministro da Educação. Assim como aqueles efetivamente preocupados com o futuro do país, o Sinpro Minas continua aguardando do titular da pasta propostas efetivas para sanar os reais problemas da educação brasileira. Como meta, deve-se buscar um modelo de ensino que tenha como premissas básicas a valorização da categoria e a qualidade do ensino e que contribua para a unidade e o desenvolvimento da nação.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha