A diretoria do Sinpro Minas manifesta repúdio às recentes demissões de professores do setor privado de ensino em Belo Horizonte e demais cidades do estado.
Com viés mercantilista, as demissões se somam a outras recorrentes práticas dos donos de escolas cujo claro objetivo é aumentar a já rentável margem de lucro do setor, entre elas a substituição de trabalhadores por outros com menores salários, o ensalamento, a redução de turnos e a extinção de cursos.
Mais uma vez, os gestores da educação privada buscam resolver os problemas gerados pela má administração financeira por meio da redução dos custos da mão de obra, o que resulta em mais sobrecarga de trabalho para os professores e desvalorização profissional.
Não há dúvidas de que, frente a uma conjuntura instável, costumeira no sistema capitalista, o setor privado de ensino, um dos mais rentáveis da economia, concentra mais uma vez seus esforços em precarizar as condições de vida e trabalho dos professores, em detrimento da saúde e valorização daqueles que de fato constroem a educação no país.
Diante do cenário atual, e por defender um modelo educacional voltado para o desenvolvimento e a soberania nacional, em que a educação não seja tratada como mercadoria, o Sinpro Minas reitera o repúdio às demissões de professores e reafirma que não vai medir esforços para defender os direitos dos professores do setor privado de ensino de Minas Gerais.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
(31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.