No dia 22 de junho, o parlamento paraguaio cassou o mandato do presidente Fernando Lugo, em um processo que durou cerca de 30 horas. O presidente do Paraguai sofreu impeachmeant, num processo de rito sumário sem direito de defesa, comandado pelas forças conservadoras que detêm maioria parlamentar.
A justificativa para a ação do parlamento paraguaio se deu a partir da comoção gerada pelo massacre, de duas dezenas de camponeses e policiais, durante uma desocupação de uma fazenda em Curuguaty, 250 km a nordeste de Assunção. A fazenda em questão é propriedade grilada por um ex-senador do Partido Colorado, tradicional partido de direita.
A diretoria do Sinpro Minas classifica a ação como um golpe de estado e manifesta-se em defesa do restabelecimento da democracia no país vizinho, unindo-se às forças nacionais e internacionais que neste momento prestam forte solidariedade ao presidente Fernando Lugo e ao povo paraguaio. Lugo foi eleito democraticamente, após 35 anos de ditadura e mais 19 anos de transição, sob o comando de um mesmo partido.
A exemplo do golpe ocorrido em Honduras e tentativas semelhantes na Venezuela e outros países da região, o golpe promovido pelos partidos de direita do Paraguai, com claro objetivo de atender interesses internacionais, não só traz prejuízos para o povo daquele país como representa uma ameaça às democracias e aos processos de transformações sociais dos países latino-americanos. O grave episódio coloca em alerta toda a América Latina e indica a necessidade do fortalecimento da soberania dos países do cone sul.
Diretoria do Sinpro Minas
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.