A sociedade brasileira atravessa um momento de tensionamento político e fragilidade institucional. As rupturas com preceitos necessários à convivência são aviltados cotidianamente. Neste processo, a democracia, a diversidade, e o respeito às diferenças são valores que vêm sendo paulatinamente ignorados, dando lugar a seus opostos, dificultando a vida em coletividade e a primazia da unidade popular que devemos incessantemente construir.
O contexto de quebra da estabilidade democrática traz consequências deletérias para o funcionamento da sociedade, como a insegurança, a incerteza e a instalação de violência que, antes tida como processo marginal à mesma, ganha aparência de “normalidade” e respaldo por parte de determinados setores sociais conservadores.
Chegou hoje (05/10) ao conhecimento do Sinpro Minas que um professor da Faculdade Faminas-BH foi agredido, na segunda (02/10), por um estudante durante aplicação de prova no curso de Direito, no exercício de sua autoridade docente. Conforme o relato, após ter sido advertido pelo professor que teria sua prova anulada em função do uso indevido do celular durante a avaliação, contrariando as regras estabelecidas, o aluno reagiu de forma violenta contra o mesmo, inclusive com ameaças verbais e físicas.
Acreditamos que o incidente em questão é um reflexo da conjuntura que se impõem na ordem do dia. Temos assistido a diversos ataques à autonomia docente e à liberdade de cátedra, como é o caso da pauta da lei da mordaça – que se tenta aplicar em diversos locais do país. Assistimos, também, ao corte de conteúdos relevantes ao convívio social e que levam à reflexão crítica – por parte de reformas curriculares impostas de forma anti-democrática – assim como – e por consequência – o crescimento do desrespeito ao professor e à sua autoridade em sala de aula.
O Sinpro Minas, enquanto entidade histórica de defesa da categoria docente, repudia com veemência qualquer ato de violência e desrespeito e não medirá esforços para apurar o caso e defender o professor e quaisquer outros professores em sua autonomia, autoridade e integridades física e moral.
Reiteramos, diuturnamente, que trabalhamos e lutamos pela valorização docente, pelo respeito, contra toda forma de violência e em favor da cultura da paz. Por nenhum direito a menos e em defesa da educação de qualidade social para todos/as.
Diretoria do Sinpro Minas
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.