Notícias

Sinpro Minas repudia violência e se solidariza com professora agredida em SC

O Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais manifesta sua solidariedade à professora Márcia Friggi, 52 anos, que foi agredida por um aluno numa escola de Indaial, em Santa Catarina, no dia 21/08/17. Ao mesmo tempo, repudia a postura de violência desse estudante, que reflete o cenário de desvalorização e desrespeito à profissão docente em todo o país.

Após repreender um estudante de 15 anos em sala de aula por mau comportamento, e encaminhá-lo para a direção da escola, o aluno agrediu a professora verbal e fisicamente, e ela teve o rosto bastante machucado. Essa atitude violenta desse estudante está na esteira de decisões governamentais recentes, que colocam a educação sob o alvo de cortes de recursos e de políticas atrasadas, como, por exemplo, o projeto “Escola sem partido”, que tendem a aumentar a situação de intolerância dentro das instituições de ensino, dificultando ainda mais o trabalho dos professores.

Todos os dias, milhares de professores em todo o Brasil deparam-se com inúmeros desafios do cotidiano escolar e da realidade social onde estão localizadas as escolas. No entanto, nada explica ou justifica comportamentos violentos, porque a saída para os conflitos no ambiente escolar deve passar pelo diálogo, pelo entendimento e pelo fortalecimento da cultura de paz, tão necessária ao tempo em que vivemos.

O Sinpro Minas reafirma que é contrário a qualquer tipo de violência e solidário aos professores de todo o país, que trabalham exaustivamente para fazer da escola um lugar do saber e da construção da cidadania.

# Por uma educação mais inclusiva, democrática e solidária!

# Pela paz nas escolas e na sociedade!

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha