Diretores do Sinpro Minas se reuniram nessa quinta-feira (17/1) com professores demitidos da Newton Paiva, com o objetivo de prestar esclarecimentos jurídicos da situação e discutir ações a serem encaminhadas.
Na reunião, o presidente do Sinpro Minas, Gilson Reis, voltou a criticar a decisão do Centro Universitário e ressaltou que as demissões em massa são reflexo da mercantilização da educação. Ele traçou um panorama do ensino privado no país e disse que os professores precisam estar unidos para impedir que as condições de trabalho da categoria sejam ainda mais precarizadas.
Gilson Reis disse ainda que já houve casos em que a Justiça do Trabalho reverteu situações semelhantes ou puniu empresas que demitiram em massa, e afirmou que, caso a direção da Newton Paiva não mude de posição, o sindicato vai recorrer à Justiça.
Uma nova audiência com representantes da instituição de ensino está agendada para a próxima terça-feira (22/1), às 15h30, no Ministério Público do Trabalho (MPT). “É muito importante que todos estejam presentes nesta audiência, para que possamos pressioná-los a atender as reivindicações dos professores”, disse Gilson Reis.
A audiência dessa quarta-feira (16/1) no MPT terminou sem acordo, já que os representantes do Centro Universitário não apresentaram proposta para suspender as demissões. Duas reuniões para tratar do assunto foram realizadas em dezembro na Superintendência Regional do Trabalho (SRT), mas também não houve avanços.
Na reunião dessa quinta-feira, a diretoria do Sinpro Minas ressaltou que a suspensão das homologações tem o objetivo de barrar o processo de mercantilização do ensino e preservar os direitos da categoria. Os docentes relataram o clima de insatisfação no Centro Universitário e reafirmaram que estão de acordo com as ações do sindicato em relação às demissões.
Audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT)Data: 22/1 – terça-feiraHorário: 15h30Local: Rua Bernardo Guimarães, 1615, bairro Funcionários (quase esquina com rua da Bahia).
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.