O Sinpro Minas encerrou a apuração dos votos dos/as professores/as para a eleição da diretoria da entidade, que aconteceu de 9 a 13 de novembro. Com 97,01% dos votos foi eleita a Chapa 1- Renovação e Continuidade, encabeçada pela professora Valéria Morato, que tomará posse em janeiro de 2016. A próxima gestão será renovada em 47,5% – o que representa 67 novos diretores, de todos os níveis de ensino.
Foram computados 15.203 votos, o que representa 53,76% do colégio eleitoral de 28.281 professores/as de escolas particulares em todo o estado. Do total de votos 384 foram brancos e 71 nulos. O resultado das eleições fortalece a representatividade da diretoria que estará à frente do sindicato na gestão 2016/2020.
“A categoria participou de forma efetiva. Agradecemos a todos os/as professores/as pela confiança e a todos/as aqueles/as que se empenharam nesta eleição. Reafirmamos aqui o nosso compromisso com a luta por melhores condições de vida e trabalho dos/as professores/as, por uma educação de qualidade para todos/as e por uma nação soberana, com desenvolvimento, justiça social e valorização do trabalho”, ressaltou a presidenta eleita, Valéria Morato, em entrevista.
Qual o balanço você faz desta eleição do Sinpro Minas?
Valéria Morato – Foi uma eleição com grande participação da categoria, o que para nós é muito relevante. Os/as professores/as sabem da sua importância para a construção de um país democrático, participativo, com justiça social e valorização do trabalho, e neste processo eleitoral deram mais uma demonstração disso. A participação expressiva consolida e fortalece a atuação sindical.
Quais são as perspectivas de lutas para os próximos anos?
Teremos um novo ciclo de lutas pela frente. Cada vez mais o capital tem tratado a educação como mercadoria, sem se preocupar com o fazer pedagógico e a autonomia docente. Dessa forma, esta chapa eleita, da qual sou presidenta, terá um cenário de grandes batalhas, mas tem a certeza de que conta com uma categoria coesa, que entende o seu papel e que participará ativamente do sindicato, como sempre fez.
Qual o cenário da campanha reivindicatória 2016?
Estamos vivendo um período de crise econômica mundial, mas, na nossa avaliação, o cenário não se alterou tanto na educação privada. As famílias brasileiras ainda privilegiam a escola privada para a educação de seus filhos. Temos a informação de que as mensalidades escolares serão reajustadas entre 12% e 16% em 2016, portanto é devido aos professores um ganho real como valorização do seu trabalho. Nesse sentido, será uma campanha que vai demandar, como sempre, o envolvimento dos /as professores/as. Estamos com boas perspectivas, sabemos que não será fácil, mas temos a certeza de que a categoria vai responder de forma efetiva e juntos vamos valorizar a nossa profissão, porque somos essenciais para o desenvolvimento do país e precisamos ser valorizados.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
(31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.