A regional do Sinpro Minas em Ponte Nova acionou a Gerência Regional do Trabalho e Emprego na cidade e Ministério Público (MP) para reverter as demissões ocorridas em fevereiro na Faculdade de Ciências Contábeis (Facco) – mantida pela Fundação Pio Pena.
A instituição de ensino, numa operação de transferência de mantença, passou o curso de Ciências Contábeis para a Faculdade Dinâmica, também em Ponte Nova, e demitiu 20 professores.
O sindicato entende que, com a mudança, configura-se a sucessão contratual prevista na legislação trabalhista, na qual os contratos de trabalho entre os docentes e a nova entidade educacional devem ser mantidos. O Ministério Público solicitou uma perícia na Fundação para emitir um parecer sobre o assunto.
Em reunião no dia 18 de fevereiro, com representantes da Fundação e da Faculdade Dinâmica, o Sinpro Minas propôs a suspensão das demissões durante 90 dias, prazo em que seriam discutidas soluções para o caso. Os representantes pediram 15 dias para dar um retorno sobre a proposta. O sindicato reitera que vai tomar todas as medidas jurídicas possíveis para preservar os direitos dos professores. Uma reunião no Ministério Público do Trabalho (MPT) foi agendada para 11/3.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
(31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.