O Sinpro Minas repudia a violência cometida contra professores/as da rede municipal de Belo Horizonte durante protesto de servidores públicos na Câmara Municipal na manhã desta segunda-feira (20). Os/as docentes queriam acompanhar a votação projeto de lei do Executivo (PL 378/2017), em segundo turno, que prevê reajuste salarial de apenas de 2,53% para todo o funcionalismo da capital e retira direitos previstos no Estatuto do Servidor.
A segurança da Câmara Municipal impediu os professores de entrar nas galerias – espaço que deveria ser aberto ao público num país que se diz democrático. De acordo com o diretor do Sind-REDE, Luiz Bittencourt, os seguranças usaram de violência para impedir a entrada da maioria dos/as professores/as e, ao mesmo tempo, abriram uma entrada especial para convidados dos vereadores. “Estávamos no nosso direito de manifestar e de assistir à votação e fomos impedidos. Muitos dos agredidos foram, agora, prestar queixa na Delegacia da Polícia Militar”, conta Luiz Bittencourt ao acrescentar que o projeto foi aprovado de acordo com os interesses do prefeito. “Faremos amanhã uma assembleia dos professores para definirmos os próximos passos da nossa luta contra retirada de direitos”, afirma.
O Sinpro Minas está ao lado dos/as professores/as e todo funcionalismo público municipal neste momento de luta para a garantia de seus direitos e reafirma seu compromisso de lutar pela liberdade, democracia e pela defesa dos direitos dos trabalhadores.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.