Sinpro vai estudar ações contra reajuste dos planos de saúde

12 de fevereiro de 2014

O Sinpro Minas se reuniu novamente com representantes da Qualicorp e da Unimed-BH para tratar sobre o reajuste dos planos de saúde da Unimed/BH nos contratos coletivos em convênio estabelecido com o Sindicato dos Professores. Conforme divulgado anteriormente, os planos sofreram um reajuste de 29% , tendo como justificativa o aumento da sinistralidade, ou seja, o percentual de uso dos conveniados que necessitaram atendimento médico.

O Sindicato considerou o reajuste abusivo e pediu esclarecimentos tanto à Qualicorp Administradora de Benefícios quanto à Unimed-BH. Os representantes das empresas argumentaram que a definição do reajuste, que em nenhum momento foi discutido com o Sinpro, tem cobertura legal e que poderia até ser maior. No entanto, eles não apresentaram os documentos solicitados pelo sindicato, como planilhas de custo, dizendo que não há obrigação legal.  Os representantes também negaram qualquer impedimento de adesão ao contrato coletivo de contratantes com idades a partir de 59 anos.

A diretoria do sindicato se reuniu no dia 10/02 para avaliar a situação, uma vez que o estabelecimento de convênios tem o objetivo de proporcionar aos professores sindicalizados vantagens na contratação de planos de saúde, o que, mesmo com o reajuste aplicado, ainda permanece. No entanto, por entender que o reajuste está fora dos parâmetros, o sindicato pretende atuar em defesa dos professores e estudar ações a serem tomadas como cobrar um posicionamento da Agência Nacional de Saúde (ANS), avaliar ações judiciais e até mesmo estudar convênios com outras empresas de saúde privada.